Por Andreyver Lima
Na noite de 19 de novembro, o Monumento em Homenagem a Zumbi dos Palmares, no São Caetano, foi o palco da Vigília a Zumbi, que celebrou a Semana da Consciência Negra. Realizada pelo Movimento Beleza Negra e ONG Grapiúna, o evento teve programação repleta de música, poesia e homenagens, em um momento de reflexão sobre a cultura e a história afro-brasileira.
Artistas e grupos culturais, como o Grupo Cultural do Ylê Axé Odara, capoeira Cordão de Ouro e o Movimento Cultural Alvorecer, encantaram o público. Destacaram-se também Aldo Bastos, Lucia Helena, Non Moreira, Adilson Nascimento, Carlos Santal, Naldo Poeta e o grupo de rap e hip-hop Razzo.
Um dos momentos mais simbólicos da noite foi o plantio do dendezeiro, que representa esperança e conexão com as raízes ancestrais.
A programação da Consciência Negra não para por aí! No sábado, dia 23 de novembro, acontecerá o Concurso Beleza Negra 2024, às 18h30 no Centro de Cultura Adonias Filho. Este evento promete celebrar a beleza e a diversidade da negritude, dando continuidade às celebrações da identidade afro-brasileira. (sejailimitado.com.br)