Por Flávia da Mata | [email protected]
Porque a data do Natal nos impulsiona a comprar tanto? Além de presentes e lembranças, motivados pelas confraternizações em grupos, vamos além disso e temos consciência desse impulso natural dessa época. É fase de encerramento de ciclo, onde o nosso psicológico nos indica que devemos fechar essa fase com a “casa” organizada.
Por isso, é momento de compras grande de roupas para o próximo ano, reformas de casa, troca de móveis e aposta em mudança de casa e carro também. Momento em que se encerra o ciclo e nos dá uma sensação de “missão cumprida”. É a sensação positiva que nos traz a certeza de que vale a pena gastar mais nesse momento.
Por isso, é uma época onde as empresas vendem sempre o dobro e em alguns casos, o triplo dos meses normais, que não são festivos. É hora de criar a estratégia certa para ganhar o cliente e impulsionar as vendas em seu estabelecimento. Não tem época melhor para se mexer com o desejo, o sonho do cliente e conseguir vender com essa sensação de que comprando esse ou aquele produto, a minha vida irá se transformar. Nessa época, sofremos um bombardeio de informações mas a escolha da venda é sempre única. Por isso, a importância de ficar na mente do cliente, o seu produto. Mesmo que ele não compre na hora, é preciso que ele vá para casa, sabendo que irá voltar para comprar na sua mão. Pensamento de que ele precisa do seu produto, mesmo que ele não precise, mesmo que seja apenas um desejo, mas nós temos o poder se deixar ele confuso em relação à esse aspecto e despertar nele, a vontade extrema de que será benéfico para sua vida, essa compra.
Então, sim! As compras de natal, são mais motivadas pelo desejo sim! Muito mais do que pela necessidade. Inclusive, você pode fazer com que um simples DESEJO, se torne uma grande NECESSIDADE. Basta ter a estratégia certa pra isso?
Você tem?
Elabora já a sua!
Flávia da Mata é administradora, consultora empresarial e coach de carreira.