Blog Tempo Presente

Comenda Rômulo Almeida para o professor Bomfim

O pró-reitor de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), no período 2004-2014, economista e professor Raimundo Bonfim dos Santos, será agraciado com a Comenda Rômulo Almeida outorgada pelo Conselho Regional de Economia da Bahia (Corecon/BA). A honraria será entregue ao homenageado no dia 16 de agosto de 2023, no prédio da Faculdade de Ciências Econômicas da a Universidade Federal da Bahia (UFBa).

Desde 2013, o Conselho Regional de Economia da Bahia anualmente homenageia economistas que atuam em nosso estado em reconhecimento aos feitos desses profissionais à sociedade por meio da outorga da Comenda Rômulo Almeida (anteriormente denominada de Comenda Economista de Destaque). O comunicado foi feito pelo presidente do Conselho, Gustavo Casseb Pessoti.

A proposição ao Corecon/Ba foi feita pelo economista Helga Passos, coordenadora do Colegiado de Ciências Econômicas e docente do Departamento de Ciências Econômicas (DCEC) da Uesc, e aprovada durante sessão plenário do Conselho, no dia 1º de junho último. “Essa homenagem é uma grande honra e alegria para nós, do DCEC e da Uesc, colegas do estimado professor Raimundo Bonfim”, declara a professora Helga.

O reitor da Uesc, Alessandro Fernandes de Santana, também economista e vinculado ao DCEC, manifestou satisfação pela homenagem ao professor Raimundo Bonfim e destacou a contribuição do curso de Ciências Econômicas da Universidade para o surgimento da instituição e para o desenvolvimento regional e da Bahia. Recentemente, no mês de maio, o professor Raimundo Bonfim foi alvo de homenagem na Uesc pela formalização de sua aposentadoria, durante evento organizado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex).

O professor Raimundo Bonfim possui graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas de Itabuna (FACEI – 1974), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987), doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2001) e Pós Doutorado Em Políticas Públicas e Formação Humana (Núcleo de PPFH), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Geral e Social, desenvolve trabalhos de pesquisa e extensão com foco no combate à pobreza, atuando principalmente em questões vinculadas ao associativismo, cooperativismo e economia solidária.


COMPARTILHAR