Blog Tempo Presente

Coaraci: Prefeito Jadson prioriza atividades essenciais após bloqueio judicial de 970 Mil Reais

COARACI: APÓS BLOQUEIO JUDICIAL DE R$ 970 MIL, PREFEITO JADSON AFIRMA QUE  VAI PRIORIZAR ATIVIDADES ESSENCIAIS - IpoliticaApós o bloqueio Judicial da ordem de mais de 970 mil reais nas contas do FPM e ICMS, na última quinta-feira, dia 20 de abril, o prefeito de Coaraci, Jadson Albano Galvão suspendeu todas as atividades não essenciais do município a fim de promover uma avaliação interna de readequação financeira.

O primeiro impacto da medida foi a suspensão da rodada deste domingo do Campeonato Interbairros, do qual a prefeitura é a patrocinadora de toda logística de arbitragem, segurança e transmissão dos jogos. Além disso a chuva que caiu na madrugada do feriado de Tiradentes colocou o município em estado de emergência. Foram 90mm de chuva em cerca de 8 horas.

Em entrevista Ao Vivo para a Rede Portal na tarde deste sábado, o prefeito e o secretário de finanças Leandro Marinho, explicaram que o município já paga mensalmente mais de 200 mil reais de precatórios e esse bloqueio, foi algo fora do previsto ordinariamente, o que causou um sério transtorno nas finanças.

Jadson que também preside a AMURC, associação dos municípios do Sul, Sudoeste e Extremo Sul da Bahia, citou ainda que Uruçuca e Firmino Alves tiveram bloqueios similares.
O prefeito afirmou ter compromisso com a manutenção dos serviços essenciais, como educação incluindo a merenda escolar, saúde incluindo o atendimento 24h do Hospital Geral de Coaraci e a manutenção do pagamento dos salários dos servidores. Para economizar ele não descarta a possibilidade de redução em gratificações e outras compensações financeiras. Disse que não descarta que haja demissões de contratados.

Em relação ao São João da cidade previsto para os dias 9, 10, 11 e 12, ele afirmou que busca apoio junto ao Governo do Estado para realização do evento, pois é de importante valor agregado para o comércio local que já está se preparando para as vendas do período, além dos ambulantes. Ele garantiu que há possibilidade de 80% da festa acontecer. Em relação ao esporte, uma agenda de repasses financeiros para a Diretoria de Esporte vai ser reanalizada durante a semana para que o campeonato possa ser retomado, incluindo a possibilidade de jogos noturnos, pois o estádio está recebendo um novo sistema de iluminação.
Jadson ainda falou sobre 17 obras que estão em andamento no município, gerando cerca de 200 empregos no setor da construção civil. Estão em construção por exemplo a Casa da Cultura, a Quadra Coberta do Colégio Municipal Antonio Lima de Oliveira, o Posto de Saúde e a Creche do bairro Jóia do Almada, a passarela Alcebíades Sales, a implantação da torre de TV Digital, dentre outras ações em andamento.


COMPARTILHAR