Blog Tempo Presente

Chuvas no Sul da Bahia

do Pimenta

Moradores de municípios como Itabuna, Ilhéus, Camacan, Itacaré, Canavieiras, Coaraci, Itajuípe, Itapé, Itajú do Colônia, Arataca, Pau Brasil, Jussari, Uruçuca e Ubaitaba, no sul da Bahia, devem ficar em alerta para riscos de alagamentos e desabamentos. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgado nesta quinta-feira (15), é que pode chover entre 50 e 100 milímetros nas próximas horas.

O alerta de risco serve também para moradores de municípios, como Porto Seguro, Eunápolis, Santa Cruz Cabrália, Itamaraju, Prado e Itagimirim, no extremo sul do estado. Foi emitido alerta laranja para esses e outros municípios baianos, a exemplo de Salvador. Na capital, nas duas últimas semanas, já choveu mais de 340 mm.

De acordo com o Inmet, as águas quentes do oceano Atlântico, na costa brasileira, favorecem a persistência das chuvas em dezenas de municípios baianos. As chuvas devem ser persistentes nesta sexta-feira (16) no sul da Bahia. Já no sábado deve ocorrer pancadas de chuva durante boa parte do dia nessa região do estado.

CHUVAS EM OUTRAS REGIÕES DO NORDESTE

O Inmet informa ainda que, em algumas regiões do Nordeste, a tendência é de continuidade das chuvas durante todo o final de semana. O temporal deve estendendo-se até pelo menos terça-feira (20). Entre os estados de Sergipe e Pernambuco, de forma pontual, os volumes podem ultrapassar 150 milímetros.

No sábado (17), conforme o Inmet, as instabilidades se intensificarão, deslocando-se para o litoral de Sergipe e, posteriormente, no domingo (18) e na segunda-feira (19), para o leste de Alagoas ao Rio Grande do Norte.

Há maior probabilidade de que entre domingo (18) e terça-feira (20) ocorra o período mais crítico, com chuvas volumosas no litoral da região, especialmente em Alagoas e Pernambuco, segundo alerta do Inmet. A população dessas áreas deve permanecer atenta a possíveis transtornos e seguir as orientações da Defesa Civil de seus estados e municípios.


COMPARTILHAR