A Bahia Cacau foi uma das 180 marcas presente na segunda edição da Bahia Expo & Negócios, a maior feira de negócios e capacitação empresarial do estado, realizada entre os dias 18 a 21 destes mês, no Centro de Convenções de Salvador. Os chocolates finos produzidos pela agricultura familiar sul baiana foram aprovados pelos visitantes.
A feira, com uma estrutura de 164 estandes e quatro arenas, reuniu os segmentos de alimentos, cosméticos, bebidas, moda e artesanato. O encontro, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Senac e o Programa Bahia Produtiva da CAR, registrou 11,4 mil visitas, sendo 57,3% deste público empresários. Eles tiveram acesso a 117 eventos e mais 200 horas de capacitação, segundo a coordenação da Expo.
Dona Celeste Vilanova que experimentou o chocolate Bahia Cacau com cupuaçu, adorou. “É a primeira vez que como um chocolate com este sabor maravilhoso”, disse. Celeste ficou encantada com a diversidade dos produtos apresentados no estande da agricultura familiar com os sabores dos diversos biomas do estado. Além de chocolate teve geleias, mel de abelha, doces de umbu, flocão de milho não-transgênico, café, iogurte, morango, queijos e azeites de licuri.
O diretor-presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), Osana Crisostomo do Nascimento que administra a agroindústria Bahia Cacau, ficou satisfeito com a participação na Bahia Expo diante da possiblidade de ativar novos negócios. “Aqui recebemos um público muito interessado em revender nosso chocolate. Foi muito bom”.
Um das novidades da feira deste ano foram as rodadas de negócios. O objetivo foi aproximar fornecedores e compradores das diferentes cadeias produtivas da Bahia, de potenciais compradores nacionais e internacionais. A Bahia Cacau participou de algumas das reuniões. “Apresentamos as barras de chocolates, gotas de chocolates, nibs e amêndoas caramelizadas para 11 empresas dentro das rodadas de negócios”, afirmou Josivaldo Dias, gerente comercial da Bahia Cacau.