Por Flávia da Mata | [email protected]
Sabemos que a Black Friday é uma ação promocional realizada pelo comércio no mês de novembro, com principal objetivo de aquecer o consumo e reforçar as vendas de final de ano.
Essa ideia surgiu nos Estados Unidos, sendo realizada no dia após o feriado do Dia de Ação de Graças. Até hoje não se sabe a origem do termo que dá nome a essa ação, porém é perceptível que veiculam-se anúncios de grandes promoções e, assim, determinados produtos são vendidos a preços tentadores. Além disso, a ideia foi disseminada e a iniciativa passou a ser introduzida em outros países.
No Brasil, começou a ganhar força em 2012 e atualmente é uma das ocasiões em que os lojistas brasileiros mais faturam com vendas, sendo faturamento bilionário.
Sempre é esperado que uma ação traga bons resultados, e a primeira atitude a ser feita é estabelecer objetivos durante a fase de planejamento. E esse aspecto o mercado faz com maestria. A Black Friday é pensada muito antes da execução, para se chegar a um resultado positivo. Na fase do planejamento, é necessário calcular as margens de desconto que fazem sentido para a empresa, qual a quantidade mínima a ser vendida para a ação ser considerada um sucesso, bem como os produtos ou serviços que quer destacar. Afinal, não basta movimentar uma grande soma financeira, é preciso gerar lucro.
Há anos atrás, somente as lojas físicas entravam na Black. Atualmente já conseguimos enxergar uma nova tendência para o digital. Esse ano, até o momento, a estimativa é de que as vendas da Black Friday no e-commerce do Brasil registraram crescimento de 5% em relação a 2020, totalizando R$ 4,2 bilhões. Porém, o número de pedidos, no entanto, caiu para 5,6 milhões, recuo de 9% na comparação com o ano anterior( www.ecommercebrasil.com.br).
Em comparativo com anos passados, as vendas em geral caíram esse ano, mas essa queda era prevista. Em 2020, muito dinheiro estava circulando na economia. Por conta da pandemia de covid-19, o governo pagou parcelas de R$ 600 e R$ 300 do auxílio emergencial para mais de 60 milhões de brasileiros. Agora, em 2021, menos pessoas recebem o benefício e o valor médio caiu, fora que a economia está vivendo uma instabilidade atualmente.
O fato é que seu negócio não pode ficar de fora da Black. Hoje você identifica mercados que antes não entravam nessa tendência, aderindo ao novo método, como o setor da educação, como cursos, colégios e faculdades antecipando suas matrículas para 2023, disponibilizando condições especiais pela Black Friday.
Mesmo que a queda em vendas, seja prevista, seu negócio não pode ficar de fora dessas ações de marketing e vendas, pois traz resultado. Mesmo que não seja o resultado esperado, imagina se não participasse, o faturamento poderia ser bem pior.
Flávia da Mata é administradora, consultora empresarial e coach de carreira.