Blog Tempo Presente

Bahia Cacau se prepara para grandes feiras de novembro e dezembro

Está a todo pavor a produção de chocolate na agroindústria Bahia Cacau da Coopfesba em Ibicaraí no Sul da Bahia, para os grandes eventos de feiras, festivais e exposições de chocolates e derivados de cacau, previstos para os meses de novembro e dezembro. “A jornada começa no E-AGRO, no dia 16 deste mês no Centro de Convenções em Salvador e só termina no dia 17 de dezembro na Feira da Agricultura Familiar, também na capital”, informa Josivaldo Dias, gerente comercial da Bahia Cacau.

O empreendimento levará para os estandes, o tradicional mel do cacau e as trufas de chocolates com frutas que dão água na boca, como as de abacaxi, jaca, cupuaçu, café, umbu, licuri, banana e caju. Mas não é só isso, os visitantes poderão degustar fondue, o licor do mel do cacau, cocadas de cacau, amêndoas do cacau caramelizada, e claro, as barras de chocolate nos teores de 35%, 50%, 60%, 70% e 75% de massa de cacau.

Das três principais agendas esperadas para o período, a única que a Bahia Cacau participará pela primeira vez é o Festival Gastronômico de Itacaré. Já na sua 10ª edição, o evento é promovido pela Secretaria de Turismo do município de Itacaré em parceria com governo do Estado, o qual terá a curadoria do Instituto Capim Santo. Podem anotar a data. Começa no dia 30 de novembro e vai até 2 de dezembro, no Dia do Samba.

São muitos os motivos para sambar de alegria mesmo! Pela segunda vez, as delícias e os cheiros do chocolate da Bahia Cacau inundarão de magia e sabor o E-AGRO no Centro de Convenções de Salvador após o feriado da Proclamação da República, nos dias 16, 17 e 18 de novembro. O encontro é uma feira de inovação, tecnologia agropecuária e geração de negócios que reúne os maiores especialistas do Brasil desde 2019, e conta com a organização primorosa do SEBRAE e do SENAR.

É, não acaba por aí a correria. “Já estamos na expectativa da maior de todas as feiras, a 14ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Neste ano vamos lançar um novo produto muito apetitoso, o melaço de mel do cacau”, anuncia Osaná Crisóstomo diretor-presidente da Coopfesba/Bahia Cacau. A feira que reúne produtores e consumidores da agricultura familiar está marcada para acontecer antes do Natal, de 13 a 17 de dezembro de 2023, no Parque Costa Azul, em Salvador. Ela é promovida pelo Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).


COMPARTILHAR