Blog Tempo Presente

Bahia Cacau participa de oficina sobre exportação de negócios comunitários em Belém do Pará

Entre os dias 29 a 30 de agosto foi realizada no município de Belém no Estado do Pará a Oficina de Exportação para Negócios Comunitários. O evento, que contou com a presença da Bahia Cacau e outras cooperativas e associações da sociobiodiversidade de várias regiões do Brasil, foi promovido pelo Instituto Conexões Sustentáveis – Conexsus.

Durante a programação conduzida pela facilitadora Solange Pereira da Consultoria Lab Comex, foram abordados os temas relacionados a mercados exterior, documentação e logística. Os representantes dos negócios comunitários acessaram as principais informações e procedimentos imprescindíveis para se organizarem no processo de exportação.

Um dos empreendimentos presente e vindo do Nordeste do Brasil, a Bahia Cacau, marca de chocolate especial da cooperativa Coopfesba, apresentou sua perspectiva de exportar Nibs e Amêndoa de Cacau. O gerente comercial Josivaldo Dias, avaliou como positiva a oficina e saiu animado com a troca de informações. “Estas oportunidades de capacitação, conhecer os principais parceiros necessários para realizar e saber como negociar, contribuem para elaboração das nossas estratégias e de fazer as vendas de forma assertiva no exterior”, assegurou.

Bahia Cacau – Primeira agroindústria de chocolate finos da agricultura familiar do Brasil. Está situada no município de Ibicaraí no Sul da Bahia e possui 104 cooperados organizados na Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidaria da Bacia do Rio Salgado e Adjacências – Coopfesba. Surgiu em 2010 por iniciativa de agricultores familiares assentados de reforma agrária, ex- trabalhadores assalariados das fazendas de cacau da região dos anos de 1980 e 1990.


COMPARTILHAR