O espaço do Le Maison Du Cygne, localizado na Grand Place em Bruxelas, foi o palco de exposição e degustação do chocolate especial da agricultura familiar Bahia Cacau, no Brasil Origem Week. Evento realizado pelo grupo M21 com apoio dos governos dos Estados da Bahia e do Pará, entre os dias 06 e 08 de setembro na Bélgica, marcou para sempre a história do chocolate baiano no mundo europeu.
Logo após a porta de entrada da feira, estava o Empório da Agricultura da Bahia organizado pela Unicafes-Ba com seu portfólio de produtos de origem. Dentre os diversos sabores da sóciobiodiversidade baiana, o chocolate especial Bahia Cacau de Ibicaraí foi destaque com as barras, Nibs e as amêndoas caramelizada do cacau. A cooperativa da agricultura familiar é a pioneira em fazer chocolate fino do Brasil.
Os brasileiros na Bélgica puderam matar a saudade de sua terra natal. “O chocolate nos dar uma sensação bem boa, de muito prazer e nos lembra como a Bahia é maravilhosa”, atestou Alessandra Matos, graduada em gastronomia e oriunda do município de Floresta Azul-BA, residente na Bélgica a mais de 15 anos. Gilberto Alan, estudante de teologia completou: “faz 5 anos que estou na Europa e não conheço muita coisa do Brasil aqui, então vim pra car conhecer os produtos naturais diretamente do Brasil, uma boa experiência”, considerou o estudante.
Para Marco Lessa, idealizador do Brasil Origem Week o evento atingiu o objetivo. “Foram diversas atividades promovendo a cultura, o turismo, a gastronomia, marcas e produtos, com exposições, fóruns, workshops de capacitação e muita interação com os belgas, visitantes do mundo inteiro e brasileiros que vivem naquele país”, disse satisfeito Lessa.
Já tem agenda marcada para o próximo Brasil Origem Week, desta vez em Paris na França previsto para no final do mês de outubro, devendo contar com chocolate da agricultura familiar. E a edição 2025 na Bélgica já foi confirmada. Para o gerente comercial da Bahia Cacau Josivaldo Dias, foi singular a participação no Brasil Origem Week. “É uma excelente oportunidade de acessar novos mercados e de apresentar o modelo de negócio que oportuniza a melhoria da renda e da qualidade vida dos agricultores familiares do Sul da Bahia”, afirmou Dias.