Blog Tempo Presente

Aula inaugural marca início do Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental da Uesc-UFSB

Aconteceu no Auditório do Pavilhão de Pós-Graduação Max de Menezes, a primeira aula do Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECA). O curso é resultado de parceria entre a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), sendo o primeiro programa de pós-graduação stricto sensu desta última.

A aula inaugural teve uma mesa composta por Alessandro Fernandes, reitor da Uesc; Fernanda Gaiotto, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp/Uesc); Grasiele Borges, representando a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) da UFSB); Aprígio Bezerra; diretor do Departamento de Engenharias e Computação (DEC/Uesc); e Edcarllos Gonçalves, representando o Centro de Formação em Tecno-Ciências e Inovação (CFTCI/UFSB).

Os membros da mesa, em geral, destacaram a parceria constante e o empenho das equipes de ambas as instituições para que o PPGECA se tornasse realidade. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uesc, Fernanda Gaoitto, ressaltou a necessidade de inserção regional do curso em favor da sociedade, e salientou a importância da participação de discentes e docentes para que o programa seja produtivo, com destaque no cenário nacional e internacional, e, consequentemente, visando sua avaliação.

O diretor do DEC, Aprígio Bezerra, refletiu que, “na história da humanidade, cabe à Engenharia uma responsabilidade muito grande de ser motor de desenvolvimento e que não se pode desenvolver este papel sem a busca de conhecimento”. O reitor, Alessandro Fernandes, encerrou a instauração do Mestrado e desejou uma jornada bem-sucedida aos estudantes. Ele destacou o pioneirismo do mestrado inovador para a região.

O evento prosseguiu com a apresentação da estrutura do PPG pelos coordenadores locais do Programa de Pós-Graduação na Uesc e na UFSB, Cleverson Lima e Marcelo Santos, respectivamente. Na oportunidade, destacaram que o Programa preenche uma lacuna na formação de pesquisadores e na investigação científica em Engenharia Azul na região Sul da Bahia.

A aula inaugural do curso, aprovado pela Capes em 2023, contou ainda com a presença de membros do corpo docente, discente e técnico-administrativo do PPG.

Sobre o PPGECA – O Programa tem como objetivos formar recursos humanos e desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas de alto nível para a resolução de problemas sociais de alta relevância para a sociedade moderna, especialmente nas questões de infraestrutura urbana, recursos ambientais e saneamento ambiental, no contexto da sustentabilidade, além de gerar impacto acadêmico, social e econômico com a inserção regional dos/as profissionais egressos/as e a transferência de tecnologia e inovação para o setor produtivo.

Estruturado em duas Áreas de Concentração, Engenharia Civil e Engenharia Sanitária e Ambiental, o PPGECA se articula em seis linhas de pesquisa: Estruturas e Materiais de Construção; Geotecnia e Geologia de Engenharia; Transportes e Mobilidade; Modelagem e análise de Sistemas Ambientais; Qualidade Ambiental e Controle da Poluição; e Saneamento Ambiental.

O perfil esperado para os discentes são engenheiros/as, urbanistas e demais profissionais com atuação nas áreas de Engenharia Civil e Ambiental. O processo seletivo para a primeira turma teve 62 candidatos inscritos, com 20 aprovados, dos quais um é estrangeiro.


COMPARTILHAR