Itabuna sediou o primeiro Encontro Territorial de Cultura, nesta quinta-feira (25), no Teatro Candinha Dória O encontro foi realizado pelo Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul (FAEG-SUL) e teve como objetivo reunir fazedores e gestores de cultura dos 27 municípios do Território de Identidade Litoral Sul, para discutir sobre a retomada das políticas públicas de cultura e sobre as leis de fomento, tais como a Lei Paulo Gustavo e a Aldir Blanc.
A secretária executiva da AMURC, Rita Souza, participou da programação, que aconteceu das 08h às 18h, e destacou que a ideia é avançar e consolidar a política territorial de cultura, potencializando as manifestações e vocações artístico-culturais de cada um dos municípios. “O FAEG-SUL busca alinhar a atuação, normas, orientações e procedimentos culturais da região, para assim apresentar e refletir sobre o planejamento das políticas culturais territoriais”, expressou Rita Souza.
A programação foi composta por palestras, apresentações culturais e feira, com presenças do Conselheiro Nacional de Política Cultural, Shaolim Barreto, que tratou sobre a “Lei Paulo Gustavo – em Ação”, mediada por Bruna Setenta, e de Dr. Alexandre Aguiar, Presidente da Comissão Especial de Cultura e Entretenimento da OAB da Bahia, mediada por Dra. Aline Setenta, que falou sobre “Direitos Culturais”.
O evento teve o apoio da AMURC, UESC-PROEX, Prefeitura de Itabuna, FICC, Fundo de Cultura e do Governo do Estado, através das secretarias de Cultura e Fazenda.