Blog Tempo Presente

Amurc e Consórcio realizam atividades para perfuração de poços em Itaju do Colônia

Visita ao município de Itaju do Colônia
Visita dos técnicos ao município de Itaju do Colônia no Su da Bahia

Por Viviane Cabral | Amurc

Durante uma visita ao município de Itaju do Colônia, nesta segunda-feira, 18, com representantes da Amurc e do Setaf, técnicos do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul realizaram a marcação geográfica de áreas, na zona urbana e rural do município, para abertura de cinco (5) poços artesianos. A iniciativa partiu de uma reivindicação de uma  Associação e do Prefeito Pe. Edinaldo, juntamente com o Consórcio, ao Governo do Estado da Bahia, diante do período de estiagem prolongada na região.

A falta de água em Itaju tem comprometido o abastecimento da população e o funcionamento de várias atividades no município, a exemplo da agricultura e a da pecuária, predominantes nas comunidades rurais e indígenas. Nesse sentido, foram obtidas algumas coordenadas para a perfuração de dois poços na Aldeia Baheta, um no Parque dos Rios, um no Bairro Novo Itaju e outro no distrito de Palmira, visando atender a população urbana e rural.

Visita ao município de Itaju 2A situação é comum à maioria dos municípios da região e que já decretaram situação de emergência. O secretário executivo da Amurc e do CDS-LS, Luciano Veiga, explica que está sendo feito um acompanhamento nos municípios desde o mês dezembro de 2015, e, outras cidades serão visitadas. “Mas, para isso, a Amurc e o Consórcio vêm solicitando dos municípios a indicação de localização dos poços para que a equipe técnica possam visitá-los e georreferenciá-los”, declarou.

Após o processo de marcação geográfica, será encaminhado um relatório ao Governo do Estado para que ele possa participar diretamente do processo de abertura dos poços.


COMPARTILHAR