Blog Tempo Presente

Agricultores de Santo Antônio de Jesus melhoram produção com curso de panificação

Benção do Pão de Santo Antônio | Cantinho da RoseAgricultores e agricultoras da comunidade da Sapucaia, no município de Santo Antônio de Jesus, participaram, nesta semana, de um curso em panificação e patissaria de derivados da mandioca.

Os participantes fazem parte da Associação dos Pequenos Agricultores das Comunidades da Sapucaia e Tabocal, contemplados pelo projeto do Governo do Estado, Bahia Produtiva, com uma cozinha comunitária.

O objetivo foi a capacitação para a produção de alimentos, proporcionando, assim, o desenvolvimento comunitário, beneficiamento da matéria-prima nativa do território e a geração de renda.

O agricultor Gelson Peixoto foi um dos participantes. “Todas as atividades, que já aconteceram através do Bahia Produtiva, vêm trazendo um sentimento de empreendedorismo na comunidade e garantindo que o povo do campo se profissionalize para administrar seu próprio negócio”.

O Bahia Produtiva investiu R$ 379,1 mil na construção da cozinha comunitária, equipada com amassadeira, mesa, forno, batedeira, divisora de pães, armário de crescimento de pães, entre outras máquinas e utensílios.

A produção de pizzas, sequilhos e bolos, que era realizada na residência de uma das beneficiárias, aumentou e agora a comunidade conta com um local adequado para o preparo das receitas antigas e das novas, elaboradas a partir do curso.

A venda é realizada para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), feiras e para consumidores da região.

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), cofinanciado pelo Banco Mundial.


COMPARTILHAR