No lançamento oficial da 13ª edição do Mutirão do Diabetes, nesta segunda-feira, 30, a Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL de Itabuna) e o Sindicato do Comércio Varejista de Itabuna (Sindicom) formalizaram o apoio ao evento, que terá uma programação extensa durante o mês de novembro.
O evento maior, no dia 25 de novembro é destinado a pessoas com diagnóstico de Diabetes, assim como orientação e educação em saúde do diabético e demais serviços voltados aos familiares e cuidadores de pacientes. No evento serão realizados procedimentos médicos especializados, como avaliação do fundo do olho, pé diabético, avaliação renal e bioquímica, e nos casos graves tratamento a laser da retina.
Este ano, o Mutirão ganhou o apoio das entidades empresariais e do comércio. Para o presidente da ACI, Sérgio Velanes, o evento se consolidou como um dos maiores à nível nacional e internacional, com os serviços de prevenção e tratamento das pessoas com diabetes. “O evento traz uma consciência para as pessoas, de levar até a comunidade os serviços básicos de atendimento gratuito. Eu acredito na cidadania que faz o bem para as pessoas”.
O presidente da CDL, Jorge Braga reforçou a participação da entidade durante todo o período do evento, desde o lançamento, o aulão, a pedalada azul, o Mutirão e o balanço. “Para nós da CDL é um evento ímpar, que nos enche de orgulho e envaidecimento, pela sua nobreza, pela grandiosidade do evento e dos organizadores. [O evento] difundi a nossa cidade, os nossos profissionais, o Estado e o País”.
Eduardo Carqueija, presidente do Sindicom, reforça o apoio ao mutirão, com o objetivo de contribuir para a continuidade do projeto de grande relevância para Itabuna e região. “A cada ano, o projeto vem crescendo e prestando serviço a toda a comunidade, com o propósito de informar sobre os perigos que poderão ser causados a partir da diabetes”, declarou Carqueija.
O presidente da Ong Unidos pelo Diabetes e coordenador geral do mutirão, Drº Rafael Andrade agradeceu o apoio das entidades e destacou que “o segredo do sucesso do evento deve-se a união das pessoas em prol do bem comum”. Ele ainda apresentou as ações de marketing que serão divulgadas a partir desta quarta-feira, 1º, com a ação Luz Azul, que incentiva iluminar prédios e espaços públicos, estabelecimentos comerciais e empresariais, e residências com a cor da prevenção.
No dia 12 de novembro, acontece o Aulão Azul, com atividades físicas na Praça Rio Cachoeira, e no dia 15 a Pedalada Azul, que vai percorrer ruas e avenidas do centro e bairros. Também haverá uma exposição de fotos e vídeos no Shopping Jequitibá, com orientações contra a doença.