Por Rafael Bertoldo | Economista
O título honorífico de Doutor Honoris Causa (causa de honra), é concedida por Universidades à pessoas, geralmente sem título acadêmico, com notável contribuição nas artes, música, literatura, política e outros campos com proeminente respaldo social. Este foi o título que Pedro Paulo Soares Pereira, o Mano Brown, recebeu das mãos da Reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Profa Dra Joana Angélica, no dia 01.11.2023, no Teatro Municipal Candinha Dórea, na cidade de Itabuna, Bahia. Eu estava lá.
O rapper é conhecido como um dos principais ícones do movimento Hip Hop e Rap. As letras do seu grupo, O Racionais MC’s, atravessam gerações e despertam a juventude negra em rincões, periferias, favelas e comunidades no Brasil, juntamente com os demais membros da banda: KL Jay, Ice Blue e Edi Rock.
Mas a concessão desta honraria teve exuberante e múltiplos significados, além de ter sido aprovado por unanimidade pelo Conselho Superior da UFSB. A origem da genitora de Mano Brown é do sul da Bahia, A Bahia detém a maior população negra do Brasil, a UFSB é a primeira Universidade Federal do país a ter uma mulher preta como reitora. Este último MAGNÍFICO detalhe legitima a concessão do título como um processo pedagógico sócio-institucional à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e outras renomadas Universidades do Estado de São Paulo, berço nacional do movimento Hip Hop e reduto do rapper, que não tiveram a mesma sensibilidade quanto ao reconhecimento de sua obra.
Como se “combinado”, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela elaboração e aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), destacou no último dia 06.11.2023, em todos os seus cadernos de prova, trechos das músicas do Racionais MC’s. Este fato é mais um elemento pleno e categórico da relevância do grupo liderado pelo rapper.
É no hino “Ao 2 de julho” da Independência do Estado da Bahia que destaco meu derradeiro marco histórico sobre a assertiva concessão do título à Mano Bronw:
Nunca mais, nunca mais o despotismo
Regerá, regerá nossas ações
Com tiranos não combinam
Brasileiros, brasileiros corações
Nunca mais, nunca mais o despotismo
Regerá, regerá nossas ações
Com tiranos não combinam
Brasileiros, brasileiros corações
Com tiranos não combinam
Brasileiros, brasileiros corações
Este excerto do hino tem sentido para você?
Pois teve para meu Estado (Bahia) e para meu Nordeste.
Então, segundo palavras do próprio Mano Brown em seu discurso no ato da concessão do título: “Tinha que ser na Bahia mesmo!!”
Valeu Mano Brown!
Ops!
Doutor Mano Brown
Rafael Bertoldo é economista, gerente da Broto Incubadora de Biotecnologia da UESC, especialista em Gestão Pública, Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação e doutorando em Direito pela UFSC/UESC.