Para melhorar o índice de cobertura da vacinação contra a Influenza, em Ilhéus, técnicos da secretaria municipal da Saúde montaram hoje (25), durante todo o dia, postos volantes no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME), a maior escola da rede municipal de ensino, e no CEEP/Ceamev, a rede estadual. Pela manhã, foram vacinados 60 professores nas duas instituições.
A estratégia visa oportunizar os trabalhadores de educação – um dos públicos-alvo da campanha – a receber a dose única da vacina em seu próprio local de trabalho. Assim como acontece por todo o Brasil, a campanha está sem atingir o índice de cobertura de 90 por cento, exigido pelo Ministério da Saúde. A preocupação é prevenir doenças causadas pelo vírus influenza e até mortes. A campanha, que prevê a cobertura vacinal de 41.109 ilheenses, tem, até o momento, 42 por cento do índice alcançado.
De acordo com Gleidson Santana Souza, coordenador da Vigilância Epidemiológica do Município, ações semelhantes estão sendo executadas na zona rural de Ilhéus e, à noite, nas igrejas e templos religiosos. Grupos prioritários são convidados a se vacinar. “Além de proteger-se, contribui para que Ilhéus atinja a cobertura vacinal”, assegura.