Blog Tempo Presente

Municípios são reconhecidos na Bahia pela realização de Memorial de Gestão

Memorial_gestao_1Como reconhecimento da construção do Memorial de Gestão na plataforma digital do Conviva, secretarias de educação de municípios associados à AMURC no Sul da Bahia foram homenageadas nesta quinta-feira (24), por deixar um legado para os próximos gestores públicos, garantindo a continuidade das políticas públicas da educação.

O Memorial de Gestão reúne informações de todas as áreas da educação pública municipal, e está disponível para o próximo gestor da pasta analisar as ações feitas ou que estão sendo realizadas, para não correr o risco de interrupção do trabalho por falta de informação. O trabalho é resultado de oficinas de orientações realizadas com os técnicos da educação nos municípios, em todo o ano de 2016.

Memorial_gestao_2De acordo o coordenador da Rede de Apoio à Educação (RAE) do Instituto Natura, André Lopes, parceiro da iniciativa, é importante criar as condições para pensar e fazer uma sociedade mais altruísta, que necessariamente perpassa pela área educação. “É um trabalho que começa na educação infantil e segue para toda a vida estudantil”, comentou. “Estamos deixando um legado para as novas gestões, onde vai melhorar a educação pública”, finalizou.

“Mais um passo importante para a história da região e da Amurc”, afirmou Bárbara­ Vasconcelos do Instituto Arapyau, outra organização apoiadora das ações no setor educacional sul baiano. “A gente está criando uma nova cultura de cuidado com a coisa pública na educação, uma nova cultura de zelo com o outro”, concluiu.

A presidente do Fórum de Secretários de Educação – Forsec e secretária de Itabuna, Dinalva Melo, falou que “está extremamente feliz por participar e contribuir para a continuidade de projetos na educação”. Já o presidente da Amurc, prefeito de Ibicaraí Lenildo Santana, satisfeito com o resultado positivo do Memorial de Gestão, disse está grato pelos apoios recebidos nos projetos a frente da Amurc, e as ações tende a aperfeiçoar e ampliar-se na próxima gestão que assumirá a Instituição.

Memorial_gestao_3O secretário de Educação de Maraú, Cláudio Bidú destacou ser um importante documento, o Memorial para os municípios, pois são projetos que precisam dar continuidade e vai ajudar nos primeiros passos de quem assumir a pasta da educação. O secretário de Itapetinga, Ronaldo Rocha, considerou o trabalho produtivo e enriquecedor. “É uma sensação de dever cumprido”, resumiu.

Para a prefeita de Coaraci e coordenadora da Comissão de Educação na UPB, Josefina Castro que deixa o mandato em 31 de dezembro “o Memorial de Gestão constitui além de um bom diagnóstico da rede de educação, um indicador que dar o norte ao gestor e contribuirá para eficiência e qualidade da educação das crianças”. O projeto da RAE Bahia  atinge 36 municípios na região e conta com a consultoria da Constat Educação.(Viviane Cabral e Josivaldo Dias).


COMPARTILHAR