Cerca de 150 agentes de endemias e agentes comunitários da Secretaria de Saúde de Ilhéus, técnicos da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e equipes do Corpo de Bombeiros, Exército e da Marinha, além de voluntários, participam hoje do Dia D de Combate ao Aedes aegypti , em Ilhéus, no Sul da Bahia.
As equipes visitaram durante a manhã os bairros Malhado e Teotônio Vilela, os mais populosos do município, onde se concentra a maioria dos casos de dengue, zika vírus e chikungunya. Foram feitas visitas domiciliares para combate ao foco do mosquito, além da distribuição de panfletos educativos e informações sobre prevenção.
As atividades de conscientização também foram realizadas em pontos de grande movimento da cidade, como o terminal de transporte urbano, Central de Abastecimento do Malhado e nas imediações do Aeroporto Jorge Amado. De acordo com a coordenadora do Núcleo Regional de Saúde (NRS 6), Marize Eduane Pinheiro, “além do trabalho das equipes, é fundamental que a comunidade participe das ações de prevenção, evitando a proliferação do Aedes aegypt”.
A coordenadora do NRS 6 no Sul da Bahia diz que as ações conjuntas vão continuar na próxima semana, com a identificação e tratamento de focos, buscando a redução de casos de dengue, zika vírus e chikungunya em Ilhéus.
Rui em Porto Seguro
O governador Rui Costa participou na manhã de hoje em Porto Seguro, da ação nacional de mobilização de combate ao aedes aegytpi. Acompanhado do secretário nacional de Saúde Indígena, Antonio Alves de Souza, ele visitou residências do bairro Vila Valdete, ao lado de agentes de saúde e militares das Forças Armadas envolvidos no trabalho de erradicação dos focos do mosquito.