Blog Tempo Presente

“Casos de zika vírus superam dengue em Itabuna”, afirma secretário

Secretário de Saúde, Paulo Bicalho, fez palestra no Rotary - Foto Divulgação (2)“Os casos de zika vírus, uma das viroses mais graves transmitidas pelo Aedes Aegypti, superam a dengue. Mas a grande preocupação é saber que em praticamente em todas as residências existem pequenos focos de larvas, a exemplo de um simples bebedouro de parede e ou reservatório de água da geladeira”. Foi o que disse o secretário de Saúde de Itabuna, Paulo Bicalho, durante palestra na noite da quinta-feira, no Rotary Clube Itabuna Sul.

O secretário foi convidado para uma reunião ordinária da entidade para falar sobre “prevenção e tratamento da microcefalia”. Por cerca de meia hora, Paulo Bicalho mostrou, por meio de gráficos e vídeos, a origem do mosquito que surgiu na África e ganhou o mundo, os números no Brasil, na Bahia e em Itabuna e como tem se proliferado rapidamente.

Também falou dos efeitos noviços para a população infantil, adulta e idosa, sobre a gravidade do momento atual e deixou claro que a situação para os próximos meses não é nada animadora. O secretário Paulo Bicalho acredita que, entre os meses de março e abril, metade da população itabunense deverá contrair viroses.

Sobre a microcefalia, o secretário disse que será um dano ainda maior para as famílias, cujos bebês estão nascendo com a doença. “Apesar dos pesquisadores não confirmarem ainda, acredito que a doença seja proveniente do Aedes Aegypti, daí a preocupação das autoridades brasileiras em voltar a atenção e convocar a sociedade para o combate ao mosquito”, reforçou.


COMPARTILHAR