Blog Tempo Presente

Fórum de Educação debate atualização do piso dos professores e define agenda para 2016

Reuniao_forsec_amurc
Encontro do Fórum de Educação aconteceu na Unime (Fotos Viviane Cabral/Amurc)

Prefeitos e secretários de educação associados ao Fórum de Secretários de Educação – Forsec da Amurc, estiveram reunidos nesta quarta-feira, 27, na Unime – Itabuna para discutir as ações da educação na região e a analisar a atualização do piso salarial dos professores. O evento também contou com a participação da Undime-BA.

O presidente da Amurc e prefeito e Ibicarai Lenildo Santana, chamou a atenção para que os gestores observem na linha futura do tempo. Para Lenildo “é preciso observar a capacidade financeira de cada município em pagar a atualização do piso”.

Forsec_plenaraiaA preocupação foi compartilhada com os gestores de educação dos municípios, que segundo a presidente do Forsec e secretária de Educação de Itabuna, Dinalva Melo, serão tomadas decisões com mais transparência, visando a melhoria da educação e a valorização dos professores. “Saímos com deliberações que nós fazem mais confortáveis nas tomadas de decisões, tanto do ponto de vista financeiro quanto político”, destacou.

Sobre as ações da educação para este ano o prefeito  Lenildo destaca a “ participação da sociedade, pois será construído um debate de forma ampla, com a participação dos diversos atores que são impactados, direta e/ou indiretamente nas atividades da educação”, concluiu o prefeito Lenildo.

Agenda e Parcerias

Durante o encontro os Secretários(as) de Educação construíram junto com o Instituto Natura, Instituto Arapyau e UESC que apoia a educação na região, uma agenda de trabalho e alinhou as diretrizes para o novo projeto em 2016 que prevê a elaboração de um “Memorial de Gestão”. Um registro dos projetos e ações da secretaria da educação de cada um dos 36 municípios da parceria, que servirão de base para os novos gestores que tomarão posse em 2017.

IN_forsec_unime_27_01_2016
Equipe do Instituto Natura constroem agenda com os gestores

Para este ano, a proposta visa envolver secretários municipais na elaboração de um Memorial de Transição para o próximo gestor. De acordo com a Gerente de Projetos Educacionais do Instituto Natura, Karina Rizek, “a ideia é que os secretários municipais deixem um legado para que as próximas gestões possam dar continuidade aos programas na área da educação”. Para isso, será realizada uma série de encontros com o apoio técnico do Instituto, com o objetivo de pensar e definir estratégias em torno da construção de um documento eficaz para todos os municípios.

Atualizado em 29/01/2016, as 8:10h e as 23:50h.


COMPARTILHAR