Promover a distribuição de livros, espalhar o amor pela leitura e transformar esse momento em uma forma lúdica de ajudar na cura dos pequenos pacientes. Nesta quarta-feira (16), o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS), unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), em Ilhéus, recebeu a visita de estudantes e educadores do Colégio Vitória. Os alunos realizaram mais uma etapa do Projeto Semeando Leitores e Leituras, distribuindo livros infantis e promovendo contação de histórias.
O HMIJS fica localizado no bairro Conquista, onde também funciona a escola. A ação de distribuição dos livros aos pacientes e familiares foi iniciada na enfermaria pediátrica, onde estão crianças que, inicialmente, foram atendidas no setor emergência e encaminhadas para internação. Na recepção principal, as crianças e pais assistiram a uma contação de história com a educadora Ana Fragassi, que usou obras de literatura já consolidadas no imaginário infantil. Como a temática do projeto é “Semeando leitores e leituras”, a partir da metáfora do plantio e da colheita, um saquinho de sementes de girassol acompanhou cada livro doado.
Até o mês de setembro, início da Primavera, o projeto vai percorrer as principais ruas e instituições da cidade, levando literatura de boa qualidade para a população. A escolha do Hospital Materno-Infantil para a abertura do terceiro ano do projeto é um reconhecimento à importância do hospital para Ilhéus e toda a região sul da Bahia, de acordo com a direção da escola.
Parte do acervo doado passará a compor a biblioteca do hospital. São livros infantis que ficarão à disposição do público na Brinquedoteca. O projeto é um forte aliado na formação de novos leitores, além de fortalecer valores como empatia, acolhimento, solidariedade e responsabilidade social entre os jovens participantes, ações de vêm sendo estimuladas em todas as iniciativas promovidas pelo hospital.