Nesta sexta-feira (10/01), dirigentes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) participaram de uma reunião virtual para discutir estratégias que viabilizem o acesso das cooperativas da agricultura familiar a linhas de crédito, com destaque para a linha Agroindústria do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
“Hoje, tivemos um desdobramento do encontro promovido pelo governador com agentes financeiros para discutir a pauta da agroindústria familiar, com foco específico no financiamento dessas agroindústrias na Bahia. O objetivo foi alinhar as ações para que possamos entrar em operação imediatamente, e o andamento foi muito positivo. A previsão é que, até o fim de janeiro, essa linha de crédito já esteja acessível para as nossas cooperativas”, afirmou Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR.
Maria Fernanda Ramos Coelho, diretora de Crédito Digital para Micro, Pequenas e Médias Empresas do BNDES, destacou os pontos abordados em reunião. “Estabelecemos um plano de trabalho, com foco nas cooperativas da agricultura familiar, em especial àquelas que já possuem um acompanhamento por parte da CAR. Estamos com uma expectativa muito positiva em garantir o acesso ao credito para que essas cooperativas ampliem a capacidade produtiva e, assim, gerem emprego e renda para as famílias cooperativadas, trazendo ainda mais dinamismo aos territórios em que atuam”.