O estande “Chocolate da Bahia”, na 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, realizada de 11 a 15 deste mês em Salvador, foi um dos espaços mais desejado e apreciado dos 27 estandes dos territórios de identidade, pelos mais de 50 mil consumidores que visitaram a maior feira do setor no país. A marca de chocolate do Sul da Bahia foi a principal referência de localização em cada esquina da feira. Todos queriam saber onde ficava no mapa a Bahia Cacau, primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar do Brasil.
A comercialização de chocolates, licores, cocada de cacau, bombons de chocolates com frutas, nibs, geleias do mel do cacau, gotas em chocolates e amêndoa caramelizada bateu o recorde das 16 feiras nas quais a Bahia Cacau participou em 2024 no Brasil no exterior. “O faturamento da feira baiana este ano foi superior a 20% em relação ao ano passado”, conta Josivaldo Dias, gerente comercial da Bahia Cacau.
Osaná Crisóstomo, presidente da Cooperativa de Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), comemorou os resultados positivos de vendas, a interação dos 600 expositores e o sucesso desta edição. “A Feira é essencial para mostrar a força da agricultura familiar e o nosso potencial de mercado. É visível o crescente interesse pelos produtos do cacau ao chocolate”, disse Osaná
Está confirmado e consolidado que a Feira Baiana da Agricultura Familiar é um momento privilegiado de apresentação dos agricultores, dos seus produtos a exemplo do chocolate, do seu trabalho de dedicação e do seu esforço para inovar no campo para os clientes da capital. A 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar foi realizada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes-BA).