O presidente Luiz Inácio Lula da Silva precisou levar cinco pontos na parte posterior da cabeça após sofrer uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada neste sábado (19). O acidente ocorreu pouco depois de seu retorno a São Paulo e exigiu que o presidente fosse levado ao Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, onde foi atendido e recebeu os pontos na região próxima à nuca, destaca o Terra. A informação foi confirmada por um boletim médico divulgado neste domingo (20).
Após avaliação da equipe médica, que recomendou evitar viagens de longa distância, Lula cancelou sua viagem à Cúpula dos Brics, prevista para ocorrer em Kazan, na Rússia. Embora o corte tenha sido tratado e o presidente esteja apto a manter suas atividades rotineiras, o médico responsável, Dr. Roberto Kalil Filho, aconselhou precaução em relação a deslocamentos longos. Com isso, Lula participará das reuniões do evento internacional de forma remota, por videoconferência.
O restante da agenda de trabalho do presidente em Brasília, no entanto, não será afetado. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República confirmou que Lula seguirá cumprindo seus compromissos enquanto permanece sob acompanhamento médico, com atenção especial à recuperação após os cinco pontos recebidos na cabeça. (Brasil 247)