Blog Tempo Presente

Setor de alimentos deve avançar, diz FIEB

coordenador do Observatório da Indústria da FIEB, Ricardo KawabeDe acordo com a análise do Observatório da Indústria da FIEB, os segmentos que devem contribuir para o crescimento da indústria baiana este ano são aqueles voltados para o mercado interno, como Alimentos, Bebidas, Couro e Calçados. Investimentos programados também devem impulsionar setor.

“Além dos referidos setores da Indústria de Transformação, o refino de petróleo e o de plásticos e borracha apresentam resultados positivos este ano, assim como a Indústria da Construção, tendo-se como referência a contratação de mão de obra. O crescimento em 2024 decorre da utilização da capacidade instalada e do crescimento da atividade econômica. Os efeitos dos investimentos relevantes programados, como da BYD e Acelen, assim como as obras do PAC e o incremento do programa “Minha Casa, Minha Vida”, serão mais perceptíveis nos próximos anos”, comenta o coordenador do Observatório da Indústria da FIEB, Ricardo Kawabe.

Dados analisados pelo Observatório dão conta de que o segmento de Alimentos, terceiro maior da Indústria de Transformação da Bahia, com uma participação de 12,7%, apresentou desempenho muito positivo em 2023, com alta de 11,2%, resultado, principalmente do aumento da produção açúcar cristal, carnes de bovinos, leite em pó, óleo de soja refinado e farinha de trigo.

“O setor industrial da Bahia deve registrar crescimento modesto este ano, com o desempenho dos setores já citados, contrabalançado pelo quadro negativo vivido pela atividade petroquímica e de metalurgia no Estado. No entanto, os investimentos em curso só deverão robustecer o desempenho industrial nos próximos anos”, destaca Kawabe.


COMPARTILHAR