Blog Tempo Presente

Conselho Universitário aprova relatório da eleição na Uesc

Conselho Universitário aprova relatório da eleição na UescO Conselho Universitário (Consu) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) aprovou, por unanimidade, em sua 78ª reunião ordinária, realizada quinta-feira, 7 de dezembro de 2023, o relatório circunstanciado do resultado final do pleito que reelegeu o reitor Alessandro Fernandes e o vice-reitor Maurício Moreau para novo mandato (2024-2028). A eleição foi realizada no dia 28 de novembro último. Agora, o relatório será encaminhado ao governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, para homologação e definição da data da posse.

Na oportunidade, o reitor Alessandro Fernandes agradeceu a cada membro da comissão eleitoral pelo trabalho e à comunidade acadêmica pela confiança na gestão. Ele frisou que “a Uesc muda a vida da gente. Trabalhar aqui é um privilégio. Nós lutamos por uma série de questões, mas ainda assim é um privilégio. Ser estudante da Uesc também é um privilégio, andar pelos corredores dessa Universidade e ver a nossa diversidade, sem discrições, nos dá orgulho.”

“Nesses quase 30 anos, da minha vida, nesta instituição, aprendi que a Uesc é maior do que cada um de nós. Aqui eu estudei, conheci a mãe da minha filha que hoje é estudante dessa instituição. Na Universidade Estadual de Santa Cruz eu escrevi a parte mais importante da minha vida,” acrescentou o reitor.
Os conselheiros parabenizaram o reitor e o vice-reitor reeleitos. O diretor do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais, George Rego Albuquerque, destacou a importância do momento para o fortalecimento da autonomia da Universidade. Representando a categoria de técnicos e analistas, o conselheiro Alencar Junior ressaltou que dos 79% que compareceram à votação, 88% aprovaram a atual gestão.

O conselheiro Shauan Keven Fontes, representante dos discentes, frisou que o processo eleitoral na Uesc é pedagógico, “foi um momento de grandes desafios para todos, mas, principalmente, para nós discentes. Por sua vez, o conselheiro e pró-reitor de Extensão, Cristiano Bahia, elogiou a construção do processo que resultou na unidade da comunidade acadêmica em torno de uma única chapa, evitando divisões prejudiciais à instituição. A conselheira Lívia Coelho, diretora do Departamento de Ciências da Educação, salientou a transparência do trabalho da comissão eleitoral e sugeriu a necessidade de revisão do regimento para que o pleito possa ocorrer durante o mês de outubro, e não em novembro, através de processo eletrônico.


COMPARTILHAR