Blog Tempo Presente

Jantar beneficente com cardápio de Tereza Paim e pintura mediúnica de José Medrado acontece no sábado, 21 de outubro, na Cidade da Luz

Jantar beneficente com cardápio de Tereza Paim e pintura mediúnica de José  Medrado é realizado em Salvador - EducationbiznewsupdateA renomada chef Tereza Paim assina o cardápio do Jantar Beneficente da Cidade da Luz, que acontece no sábado, 21 de outubro, a partir das 18 horas, na sede da instituição, no bairro de Pituaçu, em Salvador. Durante o evento, a proprietária do premiado restaurante baiano Casa de Tereza e homenageada da noite coloca a mão na massa juntamente com uma equipe de cozinheiros, com o objetivo de arrecadar recursos para a manutenção dos projetos socioassistenciais desenvolvidos pela Cidade da Luz.

Intitulado como “À mesa com Tereza Paim”, o cardápio da embaixadora da gastronomia baiana terá caldinho de pupunha na entrada; frango ao molho de gorgonzola e mel, arroz com nozes, salada melangé de verdes com tomatinhos e grãos, além de batata sauté no buffet; duplinha baiana com quindim e cacau com dengo na sobremesa. Haverá refrigerante e água mineral. O valor do convite é de R$ 100,00 e as vendas estão sendo realizadas na Cidade da Luz. Informações: (71) 3363-5538.

Durante o Jantar Beneficente, haverá apresentação de pintura mediúnica do médium José Medrado, presidente e fundador da Cidade da Luz, entidade que está celebrando 45 anos de existência em 2023. A psicopictografia, popularmente referida como pintura mediúnica, é um tipo de intervenção artístico-espiritual, na qual um espírito, através de um médium, se expressa por meio de pinturas ou desenhos. Dentre os espíritos artistas já manifestados pelo médium José Medrado estão Pierre Auguste Renoir, Claude Monet, Pablo Picasso, Édouard Manet, Emiliano Di Cavalcanti, Auguste Rodin, Edgar Degas, Paul Gauguin, Cândido Portinari, Vincent Van Gogh, Alfred Sisley, Berthe Morisot, Mary Cassat, Camille Pisarro, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e José Pancetti, somando mais de cem espíritos artistas.

Sobre Tereza Paim

Tereza Paim – embaixadora da gastronomia baiana com um universo multicultural em sua trajetória – é uma chef que exibe energia e inquietude em cada movimento. O gosto pela culinária a levou aos cursos e especializações em cozinhas no Brasil e Europa. Atualmente comanda os restaurantes: o restaurante Casa de Tereza, no bairro do Rio Vermelho, que completa 10 anos, sendo eleito no ranking da ‘EXAME Casual’ como um dos melhores restaurantes do Brasil, em 2022, o Mesa de Tereza, no Aeroporto de Salvador e o mais novo empreendimento, em parceria de sucesso com a Ambev, a Casa Bohemia Salvador – Boteco da TêTê, inaugurado no mês de maio de 2022. A chef ainda desenvolve seu trabalho com premissa de uma vida sustentável, tratando seu lixo todo com destinação ambientalmente correta. Conta hoje com uma cadeia de 22 fornecedores diretos, todos pequenos produtores. Além disso, o restaurante Casa de Tereza, o Tabuleiro da Chef e a Casa Bohemia utilizam de 100% de energia limpa, proveniente de sua própria usina fotovoltaica, Maria Tereza, localizada em Ibotirama, cidade do Oeste da Bahia.

Tereza Paim exibe baianidade com o Tabuleiro da Chef, sua linha de produtos premium artesanais, recheado por farofas, pimentas, cachaça, cocadas e temperos naturais, já espalhados dentro e fora do país, e que podem ser vistos ou adquiridos em www.loja.tabuleirodachef.com.br ou @tabuleirodachef. A chef também é autora do livro de receitas Na Mesa da Baiana e co-autora de outros vários livros da cozinha Brasileira. Multifacetada, a chef é colunista de gastronomia na Revista Let´s Go Bahia e na rádio GFM, na capital baiana, com podcasts cheios de sabores e saberes. Em 2020, a chef representou o Brasil na série Street Food América, da Netflix, episódio Brasil. Tereza Paim é curadora dos festivais gastronômicos Tempero no Forte, em Praia do Forte, e Tempero Bahia, em Salvador. Tereza, com 18 anos de trajetória profissional, desde que abandonou a carreira no ramo das telecomunicações, não para, e está sempre levando a Bahia para o Mundo, participando de importantes eventos gastronômicos nacionais e internacionais, fomentando a comida, a arte, a cultura e a sustentabilidade como engajamento necessário para o futuro do Planeta.

Histórico e projetos da Cidade da Luz

Inaugurada em fevereiro de 1996, a Cidade da Luz celebra em 2023 os seus 45 anos desde a fundação do seu primeiro núcleo, o Centro Espírita Cavaleiros da Luz, ocorrido em 1978. Desde então, a instituição mantém-se no compromisso contínuo em atender pessoas em maior vulnerabilidade social. Entre seus projetos destacam-se o Centro de Cultura e Arte Pai João (CCAPJ), a Escola Carlos Murion, o Ambulatório Dr. Bezerra de Menezes, a Caravana Fraterna Carlos Murion, o Grupo de Assistência Chico Xavier, o Núcleo de Psicologia Pablo Duran e o Busão da Solidariedade. Como a instituição não tem fins lucrativos, os diversos projetos de assistência social são mantidos através de doações. Ao longo do ano, também são realizados eventos para arrecadação de recursos, tais como sorteios, bazares, jantares, dentre outros. Na Casa, há ainda o Espaço Renoir, que expõe obras mediúnicas, telas e esculturas, produzidas por José Medrado e o Brechó da Luz. O valor arrecadado com a venda destes itens também é destinado às obras socioassistenciais, desenvolvidas pela Casa.

· Centro de Cultura e Arte Pai João: Realiza ações socioeducativas e culturais, com oficinas gratuitas de hip hop, ballet, capoeira e jiu-jitsu; oficinas de beleza-cabeleireiro; ginástica para mães; cãoterapia; além de cursos em parceria com o SESC.

· Escola Carlos Murion: A unidade educacional funciona, em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador, oferecendo Educação Infantil e Ensino Fundamental, com capacidade para 300 estudantes.

· Ambulatório Dr. Bezerra de Menezes: Oferece assistência de saúde gratuita, médica e odontológica, para a população carente, através de consultas e tratamentos com profissionais de saúde, todos voluntários.

· *Caravana Fraterna Carlos Murion e o Grupo de Assistência Chico Xavier:* Iniciativas visam dar assistência a pessoas em situação de risco social, bem como a outras instituições (abrigos e asilos), oferecendo encaminhamento médico e odontológico.

· Busão da Solidariedade: Concebido para oferecer banho e alimentação gratuitamente para públicos bastante diversificados, formado por jovens em situação de risco social, pessoas desalentadas que estão passando por dificuldades econômicas graves e foram para as ruas, cadeirantes, usuários de substâncias psicoativas, vítimas de preconceito por gênero, entre outros,

· Núcleo de Psicologia Pablo Duran: Oferece atendimento psicológico a pessoas de baixa renda, contando com psicólogos voluntários.

Pintura mediúnica

A psicopictografia, popularmente referida como pintura mediúnica, é um tipo de intervenção artístico-espiritual, na qual um espírito, através de um médium, se expressa por meio de pinturas ou desenhos. O dom de José Medrado é reconhecido internacionalmente e a similaridade dos traços com os artistas renomados foi, até mesmo, avaliada por uma bancada composta por artistas plásticos, críticos e professores de arte, dentre eles Matilde Matos, Ivo Velame, Malba Velame, Romano Galeffi, Nilza Barude e César Romero, no final dos anos 1980. Foi a partir daí, que José Medrado começou a realizar apresentações públicas em centros espíritas, faculdade de ciências psíquicas, eventos e a fazer viagens para cidades do interior da Bahia, outros estados do Brasil e, em seguida, para o exterior. Em atuações públicas com psicopictografia, José Medrado realiza demonstrações, inclusive para reportagens de TV. Desde fevereiro de 2014, além das apresentações públicas, as obras mediúnicas ganharam um local permanente para exposição e comercialização na Cidade da Luz: o Espaço Renoir. Além de telas, a galeria de arte também dispõe de esculturas e pinturas em porcelana. Dentre os espíritos artistas já manifestados estão Pierre Auguste Renoir, Claude Monet, Pablo Picasso, Édouard Manet, Emiliano Di Cavalcanti, Auguste Rodin, Victor Brecheret, Frei Agostinho, Akodá Ashedá, Edgar Degas, Paul Gauguin, Cândido Portinari, Vincent Van Gogh, Alfred Sisley, Berthe Morisot, Mary Cassat, Camille Pisarro, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e José Pancetti, somando mais de cem espíritos artistas.


COMPARTILHAR