A programação do Dia do Estudante da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) se estendeu às unidades de ensino dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) com uma novidade: a visita de gestores do governo baiano às escolas. A presença deles movimentou as unidades escolares da rede pública, em uma grande celebração doprotagonismo estudantil, em 11 de agosto. A atividade teve como foco a integração dos alunos, reforçando o processo de aprendizagem e a importância da educação no processo de formação do cidadão.
De forma descontraída, os responsáveis pelas principais pastas estaduais circularam entre os estudantes, relatando suas próprias trajetórias como alunos e destacando a importância daquele período no aprendizado. A secretária da Educação, Adélia Pinheiro, por exemplo, esteve presente nas atividades desenvolvidas em Itabuna e Ilhéus, participando pela manhã das comemorações no Campus Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Ciebtec), na cidade dos grapiúnas. À tarde, ela foi conferir as atividades realizadas no Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa, em Ilhéus.
O Colégio Luiz Viana, no bairro de Brotas, que dedicou parte do dia às atividades artísticas, recebeu a visita da chefe de gabinete da SEC, Rowenna dos Santos Brito, que ressaltou a importância de comemorar junto com os estudantes o dia que é exclusivamente dedicado a eles. “A SEC é o local onde pensamos a política pública que acontece, de fato, dentro das escolas. Este é o nosso fazer de todos os dias. O Colégio Luiz Viana é um dos mais tradicionais da Bahia e está passando por um processo de reestruturação física, com implantação de novos equipamentos para oportunizar aos estudantes este novo padrão de escola que estamos implantando em todo o Estado”, declarou.
Mais visitas
O Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação, em Lauro de Freitas, recebeu a visita do secretário de Ciências, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro. O secretário da Cultura, Bruno Monteiro, esteve no Colégio Góes Calmon, outra tradicional instituição, localizada no bairro de Brotas. Já a secretária da Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, acompanhou as atividades realizadas no Colégio Estadual Noêmia Rego, em Valéria, enquanto o secretário Felipe Freitas, de Justiça e Direitos Humanos, esteve no Colégio Estadual Dalva Matos, no Lobato
Outras instituições que integram a rede estadual de ensino foram visitadas por gestores estaduais, como o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), José Trindade, que visitou o Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, no bairro de Tancredo Neves. Nivaldo Millet, coordenador geral de Políticas para Juventude da Bahia, foi ao Colégio Estadual David Mendes Pereira, em Pau da Lima. Quem esteve no Colégio Estadual Bertholdo Cirilo dos Reis, em Plataforma, foi o diretor geral da Fundação Pedro Calmon, Vladimir Costa Pinheiro. Ainda em Salvador, a secretária de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães, esteve no Colégio Estadual Abílio Cesar Borges, em Roma.