Mais desenvolvimento rural sustentável, com preservação e conservação ambiental do bioma Mata Atlântica. Esse é um dos objetivos do novo projeto “Parceiros da Mata” da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que está na fase de apresentação e visita a comunidades rurais. Nesta sexta-feira (04), o “Parceiros da Mata”, foi apresentado para prefeitos, representantes dos movimentos sociais, de organizações produtivas da agricultura familiar e entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), em evento realizado no Auditório Juvêncio Alencar Gondim, em Ipiaú.
O novo projeto é fruto de acordo de empréstimo firmado entre o Governo do Estado, Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Parceiros da Mata vai promover o desenvolvimento rural sustentável durante cinco anos na região da Mata Atlântica, com investimentos de R$ 750 milhões de reais, beneficiando 100 mil famílias rurais, em 77 municípios, espalhados nos territórios Litoral Sul, Baixo Sul, Vale do Jiquiriçá e Médio Rio das Contas.
De acordo com o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, essa é mais uma iniciativa que contribui para permanência das famílias rurais no campo. “O Parceiros da Mata chega para atender demandas socioprodutivas, agroindustrialização familiar, saneamento rural e outras ações que sejam levantadas pela necessidade das comunidades rurais. Esse projeto traz investimentos estruturantes, que além de cuidar do meio ambiente, aquece a economia dos municípios e muda a vida das pessoas que vivem da agricultura familiar”.
A coordenadora do Colegiado Territorial, Rita Rodrigues, avalia que a chegada do Parceiros da Mata é uma oportunidade para um desenvolvimento rural integrado. “Estamos esperançosos porque esse projeto alimenta a nossa alegria de poder pensar no meio ambiente, no social e na agricultura familiar”.
Valdir Tavares, vice-presidente da Associação dos Produtores no Projeto de Assentamento Coroa Verde (Apacove), no município de Barra do Rocha, observou que o Parceiros da Mata apresenta um futuro mais promissor para os agricultores e para agrobiodiversidade. “Este projeto nos apresenta uma outra visão, pois além de valorizar o meio ambiente, apresenta a defesa, das matas, do cacau plantado na cabruca e outras iniciativas que traz expectativas boas para nós”.
A equipe do Projeto Parceiros da Mata, na próxima semana realiza uma visita técnica as comunidades rurais dos 16 municípios do Território Médio Rio das Contas, na perspectiva de identificar as comunidades que serão elegíveis e as possíveis intervenções do projeto.