Blog Tempo Presente

Inovação e explosão de sabores marcam a presença da agricultura familiar no 30° Chocolat Festival, em Ilhéus

Inovação e explosão de sabores estão marcando a presença da agricultura familiar no 30º Festival Internacional do Chocolate e Cacau (Chocolat Bahia 2023), que acontece até este domingo (23), no Centro de Convenções de Ilhéus, Litoral Sul baiano. Natucoa e Bahia Cacau são algumas das marcas presentes no festival.

No estande da Natucoa, é possível conferir as novas barras de chocolate 65% cacau com caramelo e flor e sal, além do chocolate 70% cacau com mix de nuts, das barras de 56% cacau com jaca e com cupuaçu, de 70% cacau com caramelo de licuri, as drágeas de castanha de caju e as lascas de chocolate 65% cacau com cupuaçu e castanha de caju e com tapioca e coco queimado. São itens produzidos a partir do cacau cabruca proveniente da Mata Atlântica. Os novos produtos também são veganos.

O visitante Lucas Lapa, de Ilhéus, levou para casa a Cabruca, cerveja artesanal de cacau. “Ainda não conhecia, minha esposa pediu e comprei para ela, que adora esses tipos de cerveja. Eu acho que vai ser um sabor bom e diferente”, disse.

“Mais uma edição que a gente participa, cheio de novidades. Além dos novos produtos, estamos lançando a nossa nova marca, e aqui estão as embalagens todas remodeladas. A Natucoa sempre traz novidade para todos os eventos”, ressaltou Carine Assunção, presidente da Coopessba/Natucoa.

Já no estande da Bahia Cacau, os visitantes estão experimentando e levando para casa o licor de mel de cacau, além das barras de chocolate de 20g e 80g nos percentuais de 35% a 75% de cacau, geleias, nibs, bombons de chocolates com jaca, cupuaçu, umbu, caju, banana, licuri, café e abacaxi, também gotas de chocolate, amêndoas de cacau caramelizadas e chocolate quente.

O empresário Fred Garcia garantiu logo as barras de chocolate e a amêndoa caramelizada da Bahia Cacau. “Estou levando a amêndoa caramelizada, que é deliciosa, e vários tipos de chocolates. Já levei alguns ontem e estou levando mais hoje. O Festival está a cada ano melhor”, avaliou.

“Estamos aqui com o cacau de alto padrão de qualidade, as amêndoas selecionadas e trouxemos para mostrar a origem do nosso produto. E estamos prestes a fazer um grande lançamento, que é a indústria do vinagre do mel de cacau e uma caixa de bombom com produtos sortidos de frutas regionais”, anunciou Osaná Crisóstomo, diretor-presidente da Coopfesba/Bahia Cacau. (ascom SDR)


COMPARTILHAR