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Experimentar para comprar: a estratégia de venda atual mais utilizada

Por Flávia da Mata [email protected]

Ultimamente o que mais nos seduz é a possibilidade de experimentar, para comprar. Chega de comprar às cegas. Estamos sendo devorados por empresas que primeiro te oferece a oportunidade de saber se o produto ou serviço serve para você e só então você efetiva a compra. E provavelmente se torna cliente fiel. E a empresa que ainda não está utilizando essa estratégia, deve avaliar suas ações e procurar de adaptar a essas demandas.

Mas, aí surge a dúvida: e quem paga pelo custo da experiência? O cliente, lógico! Todo valor investido, já está agregado ao custo do produto final. Lembre-se que a experiência é apenas a “isca”, para que o cliente conheça o produto pela experiência e possa escolher ele nas próximas compras.

As experiências são as mais variadas. São cursos on line gratuitos, degustações de alimentos, hidratação grátis no salão de beleza, combos onde você pode levar o refrigerante e só pagar a pipoca, restaurantes que liberam o couver apenas para o aniversariante, palestras oferecidas gratuitamente e em troca, a oportunidade para apenas vender o livro do palestrante e muitas outras.

Até mesmo o serviço do Psicólogo por exemplo, você ouve pacientes afirmando: “tem que bater a química”, ou “o santo bateu com esse psicólogo” Ou ainda “pago a primeira consulta e depois fechamos o pacote”. Pois é! Hoje o cliente tem o poder da escolha, porque ele investe seu dinheiro no que te dá resultado, naquilo que te dá prazer e que “combina” com ele.

Podemos finalizar com a conclusão de que, estamos na ERA DA PERSONALIZAÇÃO. O que serve pra você, pode não servir pra mim, por isso preciso experimentar. A pergunta que fica é: E você, o que está oferecendo ao seu cliente, para que ele possa te escolher?

Flávia da Mata é administradora, consultora empresarial e coach de carreira.


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