Blog Tempo Presente

Uma escola de tempo integral

Por Josivaldo Dias

Acredito na educação. No conhecimento científico e na elevação da escolaridade como instrumento de inclusão social e para criação de oportunidades de acesso ao mundo do trabalho.

Essa nova Escola de tempo integral de Itabuna em homenagem ao sociólogo e  ex-secretário de Educação do Município e do Estado,  prof. Adeum Sauer( in memorian), construída pelo governador Rui Costa e entregue pelo governador Jerônimo Rodrigues  em 03/03/2023 é um marco para a cidade. Um presente especial para os jovens.

Estudei em uma escola de tempo integral do município, no ensino fundamental( 3ª e 4ª série em 1993 e 1994) na unidade da fundação Marimbeta ( Sitio 2).Não era tão estruturada igual a esta, mas foi muito importante para mim.

As professoras foram respectivamente Ângela e Rosangela. Na direção da Escola a prof.ª Lucineide e o gerente da Unidade o Técnico Agrícola José Rivaldo.  O presidente da Marimbeta era o Eng. Agrônomo e prof. João Carlos,  secretário da educação de Itabuna prof. Adeum Sauer e o prefeito Geraldo Simões. Todos estes educadores, profissionais e gestores apostaram na educação, e eu também.

Este novo patrimônio público do município de educação, teve o investimento total do governo da Bahia de R$ 24 milhões, incluindo a obra e os equipamentos padrão, desta concepção de escola que está sendo feita também em outros municípios.

Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Adeum Hilário Sauer- inaugurado pelo governador Jerônimo Rodrigues e pela secretária da educação da Bahia prof.ª Adélia Pinheiro, ex-reitora da UESC.

Pretende ser um ambiente de aprendizagem, de compartilhamento de conhecimentos, de socialização de  experiência esportiva e cultural, permitindo que o estudante passe o dia todo na escola, com todas as refeições. Um espaço para e da comunidade ao redor.

A estrutura do colégio construída “do zero”, é composta por vários equipamentos entre eles quatro laboratórios (Química e Biologia; Física e Matemática; Línguas; e Informática), 24 salas de aula, um auditório para 175 pessoas, a biblioteca, um refeitório para 200 lugares e ainda quadra poliesportiva coberta, campo de futebol society, pista de atletismo, e piscina semiolímpica.

Como disse o Eng. Agrônomo, professor da UEFS, ex-secretário de Desenvolvimento Rural do Estado, ex-secretário da Educação da Bahia,  atual governador Jerônimo Rodrigues durante a inauguração, “todas as vezes que vocês verem uma escola como essa, olhem pra ela como um monumento da educação, um monumento de sonhos, é aqui que os nossos meninos e meninas sonham, com um emprego melhor, com uma vida melhor”.

Josivaldo Dias é economista pela UESC.


COMPARTILHAR