Blog Tempo Presente

Bahia Cacau fortalece negócios na cadeia produtiva do cacau e chocolate

Os agricultores familiares do sul da Bahia que produzem cacau, tem na Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências(Coopfesba), uma aliada para a ativação de novos negócios envolvendo a cadeia produtiva do cacau e chocolate, através da agroindústria Bahia Cacau. As iniciativas visam incentivar a produção e aumentar a renda das famílias que vivem no campo.

Na segunda semana de janeiro de 2023, a cooperativa recebeu a visita de representantes da statatup Polvo Lab, sediada na cidade São Paulo. A organização paulista que busca negócios comunitário de impacto, ligados a agricultura familiar, vai criar oportunidades de abertura de mercado. “Com a comercialização do chocolate especial de forma mais intensa da Bahia Cacau no Sudeste através de um parceiro local, vamos aumentar a compra de cacau fino dos nossos cooperados”, destacou Osana Crisostomo do Nascimento diretor-presidente da Coopfesba.

Comunidades rurais nos municípios de Ibicaraí, Caatiba e Una no Sul da Bahia foram as primeiras a receberam as visitas dentro do projeto que está em construção. “Estamos animados aqui com esta boa notícia da Bahia Cacau de podemos crescer mais. O ano passados vendemos bastante cacau após a construção das casas de fermentação e estufas feita pela Cooperativa com o apoio a CAR”, disse Sirlene Roldão Neres Seles, agricultora familiar e presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais Da Região Do Roldão e Serra Pelada II, de Caatiba.

Além do cacau os agricultores produzem banana, cupuaçu, seringa, café, mandioca, pimenta do reino dentre outras culturas agrícolas associados as roças de cacau cabruca. Este potencial da agricultura familiar contribuem para permanência das pessoas no campo e gera inclusão social de jovens e mulheres, possibilitando desenvolvimento econômico no meio rural.


COMPARTILHAR