Por Flávia da Mata | [email protected]
Já observaram que todas as lojas entram em promoção após as comemorações de Réveillon? Durante o período de festas de final de ano, é natural que as lojas evitem as promoções e aumente a margem de lucro dos produtos.
Logo na semana seguinte, o que se vê são lojas com muitas promoções, em busca de acabar com o estoque que não foi vendido até o dia 31 de dezembro. A pergunta é: Nesse momento é lucro ou prejuízo?
O empresário precisa ter a capacidade de criar estratégias de acordo com o mercado e as tendências da época, as chamadas campanhas promocionais. Nessas campanhas, não se pode perder dinheiro, é o momento certo de movimentar as vendas e equilibrar o financeiro da empresa.
As festas de final de ano, são sem dúvida, épocas de grande lucratividade. Mas, acredite que após o réveillon não é uma fase ruim não. Então SIM! Existe lucro no preço que o comerciante irá colocar mesmo no pós réveillon. Os preços são colocados mais abaixo do que na época das festas, onde o movimento é maior, mas, mesmo assim, existe lucro. O que baixa é a margem desse lucro, ou seja, o comerciante vai ganhar menos um pouco do que ganharia, mas não deixa de lucrar em cima do produto.
Essa estratégia de preço, é muito bem pensada anteriormente, mas só é decidida, inclusive com preços, após as vendas do réveillon, pois, espera-se o mercado “responder” de forma positiva ou negativa na expectativa da venda. Mas, não se pode ficar fora das campanhas promocionais e não deixar de manter uma venda com consciência da lucratividade no negócio.
Flávia da Mata é administradora, consultora empresarial e coach de carreira.