Blog Tempo Presente

Seu concorrente é importante! É ele que impulsiona a melhoria do seu negócio.

Por Flávia da Mata [email protected]

Difícil valorizar o que nos incomoda não? Mas, é extremamente necessário! Olha a importância que tem o concorrente no ciclo de vida de uma empresa.

No dicionário, a palavra concorrente significa “que se encontra em oposição na pretensão de um mesmo objetivo.” Afinal, o cliente é único e o objetivo é a escolha dele. Pois isso, a importância do concorrente para o mercado. São eles que nos impulsionam à mudança, é o que nos faz procurar uma qualidade melhor do seu produto, valorizar mais a equipe que trabalha comigo, potencializar o marketing através da divulgação e principalmente, analisar com calma todas as hipóteses do mercado.

Para disponibilizarem o melhor produto ou serviço ao consumidor, as empresas apostam na diferenciação. Investem no design, melhoram técnicas de produção e empenham-se na formação dos trabalhadores. E veem a inovação como uma forma de se distinguirem num mercado competitivo.

É isso! Estar competitivo, é estar atualizado, moderno, é falar a “língua” do que há de tendência. E estar nessa posição é sinal de sucesso.

Com a vivência do mercado, é fato que a política da concorrência promove condições equitativas no mercado e, sendo assim, o crescimento das empresas tem como base o mérito.

A liberdade que existe para se criar uma empresa é algo que motiva as pessoas à arriscarem no empreendedorismo. Eu olho um negócio legal e posso copiar a ideia e me tornar concorrente da empresa, que até então eu apenas admirava. Num mercado regido pela abertura e equidade, todos têm as mesmas oportunidades. Assim, criamos a possibilidade das concorrências. Para ganhar o mercado, as ideias tornam-se mais competitivas e sólidas.

A concorrência protege a liberdade de iniciativa, o direito de qualquer um criar um negócio e entrar no mercado. Por isso, a Lei da Concorrência proíbe e a Autoridade da Concorrência sanciona o abuso de posição dominante. Por isso é necessário o olhar diferenciado para o concorrente. Ele potencializa muito o nosso negócio. É o grande incentivador das melhorias das empresas.

Flávia da Mata é administradora, consultora empresarial e coach de carreira.


COMPARTILHAR