Blog Tempo Presente

Dia D da vacinação da família contra o Covid-19 alcançou cerca de 300 pessoas em Itabuna

Um total de 291 pessoas receberam a dose da vacina contra o Covid 19 no sábado, dia 12, no “Dia D da vacinação para toda a família”, numa iniciativa da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo F-Sesp), atendeu 221 adultos e 70 crianças de 5 a 11 anos com a 1ª dose.

Já a segunda dose foi aplicada em pessoas a partir de 18 anos em atraso com ciclo vacinal ou adolescentes de 12 a 17 anos, que já tinham recebido a 1ª dose da vacina Pfizer em janeiro. A coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito, afirmou ao final do Dia D que o comparecimento do público incentiva a realização de novas ações especiais para que as pessoas se vacinem e completem o calendário.

A fisioterapeuta Aline Góes, foi uma das mães que garantiu a imunização com a 1ª dose da pequena Alice, de sete anos. Ela elogiou a iniciativa ao considerar a ação importante para promoção da saúde, principalmente das crianças que já estão de volta às aulas.

Ela disse que, além de uma feliz ação, o Dia D, realizado num sábado, facilitou a vida de muitas pessoas que não dispõem de tempo para cuidar da saúde da família durante a semana. “Foi tudo muito rápido e seguro por não haver aglomeração”, citou.

O gerente comercial Társio Ribeiro foi outro que destacou a importância de promover ações como essas, que segundo ele, demonstram a preocupação do poder público com a saúde da população. Ele também elogiou a organização e a rapidez com que o processo de vacinação transcorreu. “Aos sábados algumas pessoas têm mais disponibilidade de cuidar de si e da família”, resumiu.

A coordenadora da Rede de Frio considerou bom o número de pessoas imunizadas no curto período entre 8 e 14 horas. Ela lembrou que não houve a limitação de senhas e ainda que os índices de vacinação completos estão muito abaixo do desejado, apesar de todo o esforço da Prefeitura em promover campanhas de mobilização, inclusive nas redes sociais “Quem perdeu a oportunidade de se vacinar no sábado, pode comparecer a uma unidade de saúde diariamente e completar o ciclo de imunização”, concluiu.


COMPARTILHAR