Blog Tempo Presente

Pesquisa sobre impactos da Covid-19 na economia criativa divulga terceiro boletim

Pesquisa sobre impactos da Covid-19 na economia criativa divulga terceiro boletimFoi divulgado, nesta sexta-feira (8), o terceiro boletim com os resultados preliminares da pesquisa “Impactos da Covid-19 na Economia Criativa”, elaborada pelo Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA) sobre o mercado baiano. Esta edição apresenta percepc?o?es de 575 indivi?duos e 350 organizac?o?es que responderam a pesquisa de 27 de março a 4 de maio deste ano.

Do total de participantes, 423 informaram a renda mensal. Deste universo, aproximadamente dois terços dos profissionais possuem renda de até três salários mínimos e a maioria atua majoritariamente nas áreas de produção (37%) e criação (35%).

Questionadas sobre o grau de impacto da pandemia em suas fontes de renda projetadas para o período de 15 de março a 30 de junho, 63% das 146 organizações que participaram da pesquisa apontaram a prestação de serviços como a fonte de receita mais impactada. Em seguida, os patrocínios públicos e privados, foram apontados por 49% das entidades.

O levantamento mostra ainda que 25% dos profissionais com vínculo empregatício estima um alto risco de impacto sobre seu salário em decorrência da pandemia. Segundo a pesquisa, as fontes de receita que mais serão afetadas até o fim do semestre são os contratos e prestação de serviços, apontado por 57% dos 259 participantes que se identificaram como autônomos ou trabalhadores por conta própria.


COMPARTILHAR