A questão envolvendo as mulheres vítimas de violência seja psicológica ou física, a implantação das políticas públicas que assegurem a igualdade no tratamento das condições de gênero e outras políticas vão nortear os debates da 3ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.
O evento está sendo preparado pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria da Assistência Social (SAS), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (Consedame), para acontecer nos dias 24 e 25 de setembro, no auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FTC).
A Conferência ocorre a cada dois anos. Com a temática “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, o evento neste ano contará com a presença da secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Olivia Santana, dentre outras autoridades.
A conferência acontecerá oito meses após a implantação do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (Consedame), cuja função é desenvolver e exigir políticas públicas. Mas, há pelo menos sete anos que funciona o Departamento da Divisão das Mulheres da SAS, que dá suporte às mulheres vítimas de violência.
A 3ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres terá quatro eixos temáticos: Contribuição dos Conselhos dos Direitos da Mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidade: Avanços e desafios; Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para mulheres no âmbito municipal, estadual, federal: Sistema Político com participação das mulheres e igualdade: recomendações; Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações.