A manifestação que protestou contra o governo federal hoje não teve adesão em Itabuna. Por aqui, apesar da intensa convocação por meio de carros de som, redes sociais e até em rádios locais, um pequeno grupo de pessoas foi à avenida do Cinquentenário pedir o impeachment da presidenta Dilma Rousseff.
O ato foi incentivado principalmente por pré-candidatos a prefeito ligados ao campo mais conservador, especialmente o representante do PSDB, deputado estadual Augusto Castro, com amplo apoio de outros, como Fernando Gomes.
Nesse sentido, o fiasco pode ser entendido como uma demonstração de fraqueza do parlamentar baiano no que diz respeito à mobilização de massas – o tema não é local, mas nacional, o que, em tese, ajudaria a aumentar a adesão das pessoas, por estar na mídia todos os dias.
Já as forças progressistas, ligadas a partidos que apoiam a presidenta e pedem que seja cumprida a vontade das urnas – ela foi reeleita em outubro do ano passado e está no oitavo mês do segundo mandato – também prometem fazer uma manifestação na próxima quinta-feira (20).
Será, no plano local, se não uma espécie de tira-teima entre direita e esquerda, pelo menos a oportunidade de apurar o que pensa, realmente, a população a respeito da interrupção do mandato da presidenta Dilma.