Blog Tempo Presente

Tiroteio e morte de indígena em Potiraguá

Tiros e correria marcaram o momento mais tenso do conflito entre indígenas e fazendeiros, ontem, domingo (21), no município de Potiraguá, no sudoeste da Bahia. Uma pessoa foi assassinada a tiros e outra ficou gravemente ferida. Maria Fátima Muniz de Andrade, mais conhecida como Nega Pataxó, foi atingida no momento em que um grupo de fazendeiros armados tentava fazer retomada de uma fazenda. Os indígenas dizem ser os verdadeiros donos da terra. Os fazendeiros contestam.

Além de Nega Pataxó, o cacique Nailton Muniz Pataxó, da aldeia Caramuru-Catarina Paraguassu, do município de Potiraguá, acabou atingido. Ele passou por cirurgia, no Hospital Cristo Redentor, em Itapetinga. Não há informações sobre o quadro de saúde dele. Outros índios também ficaram feridos, porém com menor gravidade.

Dois fazendeiros foram presos sob suspeita de fazer os disparos que atingiram os indígenas. A morte e a tentativa de homicídio serão investigados pela Polícia Civil de Itapetinga. O clima é tenso no município de Potiraguá desde a semana passada e esquentou de vez no sábado (20).

No domingo (21), fazendeiros que seriam do “Movimento Invasão Zero” se deslocaram para uma das áreas de disputa com os indígenas. Ocorreram disparos de arma de fogo contra os indígenas e, pelo menos, três pessoas foram atingidas.

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) usou as redes sociais, na noite deste domingo (21), para se solidarizar com as famílias das vítimas e prometer medidas para tentar conter o avanço da violência. “Estou no meu gabinete neste domingo à noite. Convoquei uma reunião com as secretarias de Segurança Pública, de Justiça, Direitos Humanos e de Igualdade Racial, além de Superintendência de Políticas para Povos Indígenas, para tratar dos acontecimentos desse domingo no sudoeste da Bahia…”

Jerônimo Rodrigues disse que não aceitará qualquer tipo de violência na Bahia, e comprometeu-se com a apuração e punição dos culpados pelo assassinato da indígena e tentativa de homicídio contra o cacique Nailton Muniz Pataxó. Assista ao vídeo com as declarações do governador da Bahia. (do Pìmenta)


COMPARTILHAR