Blog Tempo Presente

Vacinação de adolescentes contra HPV em Itabuna

A Secretaria Municipal de Saúde mantém rotineiramente em todas as unidades básicas e de saúde da família em Itabuna, a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). A imunização é destinada a adolescentes com idade entre nove e 13 anos e garante proteção, principalmente contra o câncer de colo de útero, uma das doenças que mais atingem mulheres no Brasil.

A coordenadora do Programa de Vacinação do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Gracilene Dias, informa que mesmo quem foi imunizado no ano passado deve se vacinar este ano, obedecendo ao período de seis meses entre uma dose e outra. Ela diz que é importante apresentar o Cartão de Vacina e um documento de identificação.

A coordenadora explicou que a vacina serve para imunizar contra os quatro subtipos do HPV: 6, 11, 16 e 18, até a dose de reforço. Para permitir que o público alvo seja atendido, a Secretaria Municipal de Saúde mantém estoque da vacina o ano inteiro em todas as unidades da rede pública onde o atendimento é feito das 7 às 17 horas de segunda à sexta-feira.


COMPARTILHAR