Blog Tempo Presente

Uso de novo extintor de incêndio automóveis passa a ser optativo

foto-extintordeincendio_destaqueO uso de extintor de incêndio em automóveis passa a ser optativo no Brasil. A decisão comunicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), na manhã de ontem, passou a valer nesta sexta-feira (18) em todo país. A mudança na legislação ocorre após 90 dias de avaliação técnica e consulta aos setores envolvidos, e torna facultativo, também, em utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada.

O equipamento será obrigatório para todos os veículos utilizados comercialmente para transporte de passageiros, caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos. A obrigatoriedade do uso do equipamento foi estabelecida em 1968 e passou a vigorar em 1970.

Estudos e pesquisas realizadas pelo Denatran constataram que as inovações tecnológicas introduzidas nos veículos resultaram em maior segurança contra incêndio. Entre as quais, o corte automático de combustível em caso de colisão, localização do tanque de combustível fora do habitáculo dos passageiros, flamabilidade de materiais e revestimentos, entre outras.


COMPARTILHAR