Uesc lança livro sobre ensino de Libras

librasReconhecida oficialmente como a língua materna dos surdos brasileiros, a Libras já rendeu bons estudos no país e agora volta a ser tema de mais uma publicação da Editus – Editora da UESC. O livro é Ferramenta didática e lúdica para intensificar o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais, de autoria do pesquisador Melquisedeque Almeida, professor da Universidade Estadual de Santa Cruz.

De forma didática e ilustrativa, o autor se volta para aqueles que desejam aprender ou ensinar a língua. Ele traça o panorama histórico relacionado ao sujeito surdo, fala da língua propriamente dita e sua gramática, e da estrutura básica do sistema sign writing – modelo de escrita visual da língua de sinais.

O professor Melquisedeque mostra com ilustrações coloridas os quatro principais parâmetros da Libras, os sinais básicos para uma conversação e as expressões corporais e faciais que facilitam a compreensão e a interação entre os sujeitos inseridos neste contexto. Por meio de uma metodologia lúdica, ele apresenta um jogo de cartas para fixação rápida e divertida de libras, o que é uma ideia inovadora do livro.

Além desta publicação, a Editora lançou recentemente o livro Educação de Surdos: formação, estratégias e prática docente, do professor Wolney Gomes de Almeida, também disponível na Livraria da Editus, localizada no Centro de Artes e Cultura Paulo Souto, na UESC. Pedidos podem ser feitos pelo email [email protected] ou pelo telefone (73) 3680-5240. Acompanhe todas as novidades da Editora através do site www.uesc.br/editora ou pelo Facebook @editoradauesc.


Comentários