Blog Tempo Presente

Uesc celebra convênio com a Universidade de Minho, Portugal

“As universidades, a ciência e as cidades sustentáveis: As parcerias para a inovação”, foi o tema da palestra apresentada pelo reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), professor Dr. Alessandro Fernandes de Santana, durante 4.º Seminário cujo tema central: Smart Cities and Law, E-Governance and Rights, (Cidades Inteligentes e Direito, Governança Eletrônica e Direitos) promovido pela Escola de Direito da Universidade de Minho (UMinho), na cidade de Braga, em Portugal.

Após o Seminário, representando a Uesc, o reitor Alessandro Fernandes assinou, em conjunto com o reitor da Universidade do Minho, professor Dr. Rui Vieira de Castro, um convênio internacional entre as duas instituições com o objetivo de estabelecer cooperação acadêmica, científica e cultural entre as partes, em todos os campos de interesse comum.

A realização deste convênio contou com as participações do professor Dr. Clodoaldo Anunciação, do Departamento de Ciências Jurídicas, da Uesc, responsável pelos primeiros contatos entre as duas universidades e da assessora de Relações Internacionais professora Dra. Ticiana Grecco Zanon Moura (Uesc), que conduziu o processo de realização do convênio em conjunto com a profa. Dra. Isabel Fonseca (UMinho).

“A ligação da nossa Universidade com a UMinho já é muito grande, temos professores da Uesc que fazem doutorado nessa instituição portuguesa e algumas pesquisas são desenvolvidas de forma conjunta. O convênio amplia as possibilidades em todas as áreas de conhecimento. Nesse sentido, agradeço o empenho dos professores Clodoaldo Anunciação, da nossa assessora de Relações Internacionais Ticiana Zanon Moura (Uesc) e Isabel Fonseca (UMinho) ”, observa o reitor Alessandro Fernandes.

Segundo a assessora da Arint, professora Ticiana Zanon explica “o interesse em fazer um convênio surgiu do trabalho que o prof. Dr. Clodoaldo Anunciação (Decijur/Uesc) possui com o JUSGOV – Centro de Investigação em Justiça e Governação, coordenado pela professora, Isabel Celeste Monteiro Fonseca, (UMinho). Diante do amadurecimento das negociações, o projeto está sendo consolidado neste ato”.

“Quanto a participação da Uesc no seminário “Cidades Inteligentes e Direito, Governança Eletrônica e Direitos” onde a pesquisa empírica é a definição da estratégia global para as cidades inteligentes, o objetivo é ouvirmos o que eles estão fazendo aqui, em Portugal e na Europa, para tentar conectar com grupos na Uesc que realizam trabalhos nesta linha para estabelecermos a conexão, ” detalha a docente.

UMinho – A Universidade do Minho foi fundada em 1973, é uma fundação pública com regime de direito privado, ao abrigo do Regime Jurídico da Instituições de Ensino Superior, possui mais de 19 mil estudantes nas diversas áreas do conhecimento, sendo mais de 2.400 estudantes estrangeiros.


COMPARTILHAR