Blog Tempo Presente

Teatro no Terreiro agita sul da Bahia e capital a partir deste final de semana

O projeto Teatro no Terreiro – Circulação, Formação e Vivência Cultural em Terreiros de Candomblé passará por três cidades baianas, a partir deste sábado (28) até o dia 12 de junho, com diversas ações culturais nos terreiros Matamba Tombeci Neto, em Ilhéus; Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon, em Itabuna; e Ilê Ìyá Omi Àse Ìyámasé, em Salvador. Todas as atividades da programação serão gratuitas e destinadas a público-alvo constituído pela comunidade de cada terreiro e demais interessados. A iniciativa tem apoio financeiro do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), das secretarias estaduais da Fazenda (Sefaz) e da Cultura (Secult). Para participar das oficinas é necessário preencher o formulário disponível no blog do evento.

As atividades começam em Ilhéus, neste sábado, no terreiro Matamba Tombeci Neto, localizado no Alto da Conquista, com a oficina Vivência, Teatro e Tradição Oral, das 9h às 17h, ministrada pelo ator, diretor, professor e mestre em artes cênicas, Rafael Morais. Com carga horária de seis horas, a oficina possui 20 vagas disponíveis.

No mesmo dia, às 19h, será apresentado o espetáculo Na Teia de Ananse – Trama da Palavra, com a atriz Tânia Soares, baseado em contos e mitos de matriz africana, que revela a magia dos narradores africanos, os griots. Logo após o espetáculo, se iniciará a Roda de Conversa Griô, que proporcionará ao público momentos de reflexão sobre teatro, tradição oral e vivência cultural, com participação da ialorixá e atriz, Mãe Ilsa Mukalê, do produtor cultural Marinho Santos e dos diretores Rafael Morais e Tânia Soares, do grupo Teatro Griô.

No domingo (29), das 13h às 17h, acontecerá a Oficina de Iniciação à Produção Teatral com 20 vagas disponíveis, ministrada pelo produtor e especialista em Gestão Cultural Elson Rosário. Ele apresentará conceitos, instrumentos e técnicas básicas de produção teatral na criação e viabilização de planos de ação para realização de espetáculos teatrais, tendo o objetivo de contribuir para a formação inicial de novos produtores teatrais em âmbito local.


COMPARTILHAR