Blog Tempo Presente

‘Spotlight’ leva o prêmio de melhor filme do Oscar 2016

A 88ª. edição do Oscar terminou como se fosse um grande filme de mistério: de forma surpreendente, distribuindo um pouco entre todos.

Spotlight – Segredos Revelados levou o prêmio principal da noite, o de melhor filme; O Regresso colocou o auditório em pé e ficou com alguns dos principais troféus, incluídos o de melhor diretor, para Alejandro González Iñárritu, e melhor ator, para Leonardo DiCaprio; e Mad Max: Estrada da Fúria ganhou por pontos, em seis categorias.

“O Oscar mais resmungão”, como descreveu o apresentador Chris Rock após passar a cerimônia toda disparando contra a falta de diversidade em Hollywood, acabou sendo o mais diversificado, ao menos quanto à lista de ganhadores.

O urso de O Regresso não teve sossego, e o filme, que havia chegado ao Oscar como favorito, com 12 indicações, levou apenas três categorias. El Negro, como é conhecido Iñárritu entre seus amigos, ficou com o prêmio de melhor diretor pelo segundo ano consecutivo, o que o coloca na companhia de cineastas como John Ford e Joseph L. Mankiewicz. Ele é também o terceiro mexicano consecutivo a levar o prêmio. Como observaram as redes sociais, o Oscar não só é branco demais como também é hispânico demais.

Leia mais no El Pais.


COMPARTILHAR