O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta terça-feira, 14 de janeiro, a posse de Sidônio Palmeira, o novo ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), em cerimônia no Palácio do Planalto.
“Como profissional de marketing, trago também uma outra visão da publicidade, como prestadora de serviços, que informa e contribui para melhorar a vida das pessoas. As mães e os pais precisam saber que chegou vacina no posto. O garoto que está na escola precisa saber que existe o Pé-de-Meia. A jovem precisa saber que o governo fornece absorvente para proteger a dignidade dela”
Palmeira é publicitário, já atuou como presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) e foi presidente do Sindicato das Agências de Propaganda da Bahia, além de ter liderado o trabalho de campanha de 2022, que elegeu Lula para seu terceiro mandato.
Em seu discurso, Palmeira disse que assume o novo desafio motivado por “sentimento de justiça” e para seguir apresentando as ações e projetos de um governo que, como ele reforçou, em dois anos “arrumou a casa, melhorou os indicadores econômicos de justiça social e de combate à pobreza. Fez renascer ministérios e programas sociais importantes, reduziu a mortalidade infantil e está retirando milhões de brasileiros e brasileiras do mapa da fome. O nosso país voltou a ser respeitado pelo mundo”.
O novo ministro da Secom lamentou, porém, que todos esses avanços nem sempre são percebidos por uma parcela da população, o que exige estratégias de comunicação cada vez mais alinhadas com as demandas da sociedade e que compreendam a complexidade do atual cenário, que inclui as mentiras nos ambientes digitais. “Esse movimento aprofunda o negacionismo, a xenofobia e as violências raciais e de gênero. Promove um revisionismo histórico sob regência do charlatanismo político, que promete prosperidade imediata e pavimenta a cultura do ódio, do cancelamento e do individualismo”, afirmou.
“A informação dos serviços não chega à ponta. A população não consegue ver o governo em suas virtudes. Como profissional de marketing, trago também uma outra visão da publicidade, como prestadora de serviços, que informa e contribui para melhorar a vida das pessoas. As mães e os pais precisam saber que chegou vacina no posto. O garoto que está na escola precisa saber que existe o Pé-de-Meia. A jovem precisa saber que o governo fornece absorvente para proteger a dignidade dela”, exemplificou (secom gov federal)
Curriculo
Sidônio nasceu na Bahia. É formado em engenharia e começou a carreira na área de comunicação em 1992, ao cuidar da campanha que elegeu a deputada Lídice da Mata (PSB-BA) para a prefeitura de Salvador.
Em 2006, o publicitário se aproximou do PT, partido do presidente Lula, quando comandou a campanha vitoriosa do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), para o governo da Bahia. Ele também participou da campanha que elegeu o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), ao governo estadual, em 2010.
Em 2018, participou da campanha presidencial do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), contra Jair Bolsonaro (PL). Sidônio se aproximou de Lula em 2022, quando foi marqueteiro do petista na campanha que derrotou Bolsonaro.
Após a posse de Lula, ele manteve o contato com o petista. Sidônio era visto com frequência no Palácio do Planalto e dava suas opiniões sobre ações do governo.
Antes de ser anunciado ministro, participou do pronunciamento em rede nacional do pacote de corte de gastos, feito pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e da reunião ministerial de fim de ano que Lula fez no Palácio da Alvorada.