Blog Tempo Presente

Secretaria mobiliza estudantes para etapas regionais dos projetos de arte e cultura

Cerca de mil estudantes lotaram o auditório do Colégio Estadual Governador Roberto Santos, em Paripiranga, município situado na região nordeste da Bahia, nesta quarta-feira (12), para participar da etapa escolar dos projetos de arte e cultura Tempos de Arte Literária (TAL), ‘Produção de Vídeos Estudantis (Prove), Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Mostra de Dança Estudantil (Dance) e o Artes Visuais Estudantis (AVE).

“A final da etapa escolar já faz parte do calendário de eventos da nossa escola. É um momento esperado pelos estudantes, que se mobilizam para realizar essa grande festa. Os projetos estruturantes de cultura têm fundamental importância em nosso processo pedagógico”, enfatiza o diretor José Barbosa. O estudante do 2º ano, Silas Nascimento, relata o trabalho desenvolvido com seus colegas para o projeto EPA. “Fizemos um levantamento da história de nossa região, contando sobre as tradições, festas e datas comemorativas. Isso com certeza nos deu a condição de resgatar os valores de nossa terra”, diz.

Com a poesia “Sofremente”, a estudante do 1º ano, Mirla Lorena Cruz, falou sobre a polêmica da maioridade penal. “O meu objetivo foi questionar quem realmente é o culpado pela violência contra o menor. Produzir esse trabalho nos dá condição de expressar nossos sentimentos e a capacidade de melhorarmos como pessoas, pois temos uma intensa relação com os colegas durante o desenvolvimento destes trabalhos”.


COMPARTILHAR