Blog Tempo Presente

Santa Dulce dos Pobres é homenageada neste sábado

As missas acontecem no Santuário Santa Dulce dos Pobres, localizado na Cidade BaixaO Santuário Santa Dulce dos Pobres, localizado na Cidade Baixa, em Salvador, iniciou as homenagens com muita fé ao Anjo Bom do Brasil, neste sábado, 13, data em que é celebrado o dia litúrgico da primeira santa brasileira.

A programação começou desde o início da manhã e vai até as 19h, com homenagens no santuário ou virtualmente, através do canal no Youtube. Nas primeiras horas deste sábado, houveram missas às 7h, 8h30, 10h30, 12h. A missa das 8h30, inclusive, foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha.

As próximas missas serão realizadas nos horários: 14h, 16h e 18h. A missa das 18h irá anteceder a Procissão Luminosa, prevista para acontecer às 19h, e percorrerá o Caminho da Fé (do Santuário à Baixa do Bonfim) com a imagem de Santa Dulce no andor.

A celebração em honra à Santa Dulce será acompanhada também de orações em prol das Obras Sociais Irmã Dulce, instituição fundada por Santa Dulce e que hoje enfrenta a pior crise financeira da história. No santuário, foi organizada uma feira com venda de itens religiosos, na qual a renda será destinada à OSID.

Canonização

Irmã Dulce foi canonizada no dia 13 de outubro de 2019, no Vaticano, pelo Papa Francisco, passando a ser chamada de Santa Dulce dos Pobres. A freira baiana tornou-se a primeira santa brasileira e o dia 13 de agosto é sua data litúrgica.

Neste mesmo ano, a Câmara Municipal de Salvador incluiu em seu conjunto de títulos e honrarias a Medalha Irmã Dulce, direcionada a pessoas físicas, empresas ou instituições do terceiro setor que se destacam na promoção de relevantes obras sociais na cidade de Salvador. (A tarde)


COMPARTILHAR